06/01/2022 por Best Center
5 min
O ano de 2021 foi repleto de mudanças e descobertas dentro do mercado em geral e, principalmente, no comportamento dos consumidores. E para os vendedores acompanharem essas oscilações, as estratégias de vendas também tiveram que ser revisadas.
O cenário começa a mudar quando o assunto é 2022. Com as flexibilizações em relação ao isolamento social sendo cada vez maiores e o comércio voltando a ser o que era antes da pandemia, os lojistas têm expectativas positivas sobre a retomada de vendas.
Por isso, o início desse ano é um momento decisivo para o nicho de varejo e serviços, que precisa estar alinhado aos novos hábitos de consumo dos clientes e às novas oportunidades de desenvolver os negócios.
O cenário econômico brasileiro em 2021 passou por muitas reviravoltas ao longo do ano, porém, no final, o resultado foi satisfatório para aqueles que trabalham com comércio.
Segundo a Agência Brasil, em outubro de 2021 o Banco Mundial divulgou que as expectativas de crescimento econômico para o país eram de 5,3% para esse mesmo ano, comparando com o recuo de 4,1% em 2020.
Ainda na matéria, o Economista-Chefe do Banco Mundial, Maloney, comenta que o fator principal dessa retomada é o ritmo de vacinação acelerado.
O Banco Mundial ainda informa sobre expectativas positivas para o crescimento econômico dos próximos anos, com o PIB avançando 1,7% em 2022 e 2,5% em 2023.
Porém, a estimativa mais recente divulgada pelo Banco Central é de crescimento econômico de apenas 0,93% em 2022.
O cenário incerto pode gerar preocupações, mas o caminho para enfrentar possíveis dificuldades é justamente reunir todo conhecimento de mercado e manter-se atento às dicas e estratégias de vendas para virar o jogo.
Por isso, o próximo tópico pode ser de grande ajuda para você começar a ter algumas ideias para impulsionar seu negócio.
Como já falado acima, os hábitos de compras dos consumidores mudaram muito durante os anos de pandemia.
Por isso, começar o ano revendo as antigas estratégias usadas para o seu comércio é essencial para garantir sucesso de vendas nesse novo cenário de consumo.
Mas não se preocupe, trouxemos aqui 5 estratégias de vendas que vão te ajudar na hora de restabelecer seu negócio de varejo e serviços!
O público está cada vez mais seletivo sobre aquilo que agrega ou não valor para eles na hora da compra, e esse foi um efeito reforçado pela pandemia, inclusive no nicho de varejo.
Então, o primeiro passo é pensar se aquilo que você está colocando no mercado vai chamar atenção da persona que você está querendo atingir, levando em consideração a concorrência.
Outro passo importante é escolher apenas um nicho do mercado para dominar. Quanto mais decisivo você for com seu negócio, mais produtos de destaque você vai conseguir vender.
Muitas tarefas que são importantes para o comércio podem ser repetitivas e cansativas. Nesses casos, a automatização pode ser a solução.
Com as ferramentas certas, é possível enviar e-mail promocional, agendar atividades importantes e gerar relatórios de progresso da estratégia.
Uma forma prática e rápida de automatizar boa parte das tarefas manuais é a utilização do software CRM, que faz o gerenciamento da relação com o cliente com o propósito de satisfazê-lo e fidelizá-lo, trazendo uma melhor experiência de compra.
Gatilhos mentais são ferramentas que podem trazer mais vendas para seu negócio, se forem usados de maneira assertiva.
Geralmente, seus usos variam para expor autoridade, gerar desejo ou mostrar uma sensação de urgência na compra para não perder a oportunidade de adquirir a “solução para seus problemas”.
Um bom exemplo de gatilho mental voltado para vendas é o de urgência, que transmite a sensação para o cliente de tempo limitado para comprar. Esse gatilho estimula o fechamento de venda mais rápido.
Pode ser repetitivo apontar essa estratégia, mas ter a fidelização de clientes em seu negócio é a maior estratégia de vendas de todos os tempos.
Isso porque relacionamento é a chave para o sucesso de qualquer comércio. Se o cliente for bem atendido e receber atenção do vendedor, as chances dele voltar a comprar em sua loja são muito maiores.
Essa é uma estratégia pouco utilizada por vendedores, mas que aumenta expressivamente as vendas.
Nada mais é do que a frequência de contato com o cliente, mantendo o relacionamento que já foi construído e garantindo a finalização da compra ou proposta comercial.
Para que o cliente não caia no esquecimento, ter uma ferramenta de planejamento é o caminho mais fácil e seguro, por exemplo o pipeline.
Ter seu negócio posicionado em uma localização que seja atrativa para seu nicho pode ser a maior de suas estratégias para começar 2022 já impulsionando seus negócios.
Por isso, ter conhecimento em Geomarketing é importante para os lojistas saberem exatamente onde seu público está e qual o melhor ponto de venda de uma loja.
Além, é claro, de ser uma grande vantagem competitiva.
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