02/12/2022 por Best Center
5 min
No início do ano é comum que o movimento seja menor nos comércios por diversos motivos. Por essa razão, os lojistas devem pensar em uma estratégia de vendas que contemple diferentes ações para melhorar os resultados.
Já nos primeiros meses de 2023, contas como IPVA e IPTU começam a chegar. Essa também é a época de comprar materiais escolares e pagar as primeiras parcelas das compras feitas no fim de ano.
Diante de tudo isso, como não deixar de lucrar nessa época? É isso que a Best Center explica nesse conteúdo que reúne dicas valiosas para você montar sua estratégia de vendas e aproveitar as oportunidades para vender mais.
Boa leitura!
Quem não quer começar o ano vendendo bem, não é mesmo? Mas para isso é preciso pensar, desde já, em uma estratégia de vendas que colabore com o faturamento nos primeiros meses do ano.
A seguir, você encontra dicas que vão te ajudar nesse processo. Não deixe para pensar nesse assunto tarde demais. Prepare-se desde já!
Realize uma retrospectiva
Antes de começar um novo planejamento, é preciso olhar para as estratégias do ano que passou. Por meio de uma análise profunda, compreenda quais ações trouxeram resultados positivos, quais devem ser ajustadas e quais não devem ser repetidas.
Peça feedback dos clientes
A opinião dos clientes é muito importante para traçar uma nova estratégia de vendas. E como o segundo semestre de 2022 foi bem movimentado devido à Black Friday, à Copa do Mundo e ao Natal, aproveite para pesquisar a opinião dos clientes e colocar as melhorias sugeridas em prática.
Faça um planejamento
Toda estratégia de vendas começa por um bom planejamento. Esse é o momento de definir as metas que devem ser atingidas ao longo do ano. Considere os resultados atuais da sua loja e faça projeções de crescimento para definir onde seu negócio deve chegar nos próximos meses.
Motive sua equipe
Os colaboradores são os grandes responsáveis por fazer uma empresa funcionar. Por isso é importante valorizá-los verdadeiramente, conhecer suas necessidades e saber quais são seus objetivos. Só assim é possível promover ações que os mantenham engajados.
Acompanhe seu estoque
As vendas de Natal provocam um movimento atípico nas lojas, por isso o início do ano requer uma atenção especial ao estoque. Esse é o momento de verificar quais produtos tiveram grande saída e precisam ser repostos e quais não tiveram bom desempenho e estão apenas ocupando espaço.
Organize uma ação promocional
Após identificar quais produtos estão parados, é hora de pensar em uma liquidação para aumentar o volume de vendas e desocupar espaço para receber outras mercadorias. Ofereça descontos, invista na divulgação e deixe claro que a promoção é válida enquanto durar o estoque.
Facilite as formas de pagamentos
De acordo com a Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil 2022, as formas de pagamento mais usadas no Brasil são o cartão de crédito, o pix, o dinheiro e o cartão de débito. Para oferecer facilidades aos clientes, disponibilize esses diferentes meios e garanta uma boa experiência de compra.
Use as trocas para vender mais
No fim de ano, muitos clientes fazem compras para dar de presente. Por isso é normal que algumas pessoas busquem realizar trocas. Essa é uma boa oportunidade para convidá-las a conhecer a loja e incentivar que comprem outros produtos.
Disponibilize descontos progressivos
Essa é uma estratégia de vendas que funciona muito bem no início do ano. Ela consiste em incentivar os clientes a comprarem mais produtos para conseguirem menores preços. Lembre-se que é fundamental fixar as regras para essa ação ao deixar os descontos e o limite de compras estabelecidos.
Aproveite a sazonalidade
Sua estratégia de vendas deve considerar as datas comemorativas. Afinal, nada mais assertivo do que oferecer o que os clientes desejam, no momento em que eles precisam. Portanto, considere o que os clientes demandam para os primeiros meses do ano, prepare suas ações e o estoque de produtos.
Invista em divulgação
A estratégia de vendas deve considerar o marketing como um dos responsáveis por potencializar resultados. Seja no site, nas redes sociais ou no ponto de venda, sua marca deve estar exposta para que as pessoas a conheçam e saibam de futuras ações da sua loja.
Fidelize seus clientes
Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um atual. E quem afirmou isso foi o grande nome do marketing, Philip Kotler. Por isso, garanta que a experiência de compra seja excelente e você não somente aumentará as vendas do início de 2023, como as do ano inteiro.
Esteja atento às tendências
Para ter uma estratégia de vendas consistente é imprescindível se manter atualizado. Procure ler conteúdos que reúnam informações importantes sobre o varejo, tendências do segmento e dicas para melhorar o desempenho da sua loja. Dessa forma você consegue confirmar se suas ações estão no caminho certo.
Já parou para pensar que a sua loja pode estar no lugar errado e por isso não tem bons resultados?
É que a localização faz toda a diferença! Por esse motivo você deve avaliar se o lugar em que sua loja está colabora ou não com as vendas.
Para encontrar o ponto comercial ideal, é importante levar em conta o geomarketing — uma estratégia que estuda a localização e indica o potencial do local.
Saiba mais sobre esse assunto e potencialize suas vendas! Baixe o e-book gratuito que a Best Center preparou.
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