21/03/2023 por Best Center
6 min
O NRF Retail’s Big Show 2023 — mais importante evento do varejo — aconteceu em janeiro deste ano, em Nova York. Na ocasião, desafios, soluções e tendências do setor varejista foram discutidos e geraram insights importantes que devem ser considerados pelos lojistas brasileiros.
O evento é realizado pela National Retail Federation (NRF), a Federação Nacional do Varejo nos Estados Unidos, que existe desde 1911 e tem um importante peso no varejo mundial.
Em 2023, o tema do NRF Retail’s Big Show foi “Break Through” — em português, “Superar Barreiras” — e teve como objetivo mostrar caminhos para que os varejistas pudessem se destacar em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
Na oportunidade, diversos temas foram discutidos e neste conteúdo você encontra alguns dos principais insights levantados no evento. Confira:
O e-commerce oferece muita praticidade no pagamento e os consumidores já se acostumaram com isso. É por esse motivo que o varejo físico deve investir nessa agilidade e oferecer aos clientes formas de pagamento que otimizam suas compras, como o self-checkout.
É preciso também estar atento às tendências de pagamento observadas no Brasil. De acordo com a Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, realizada pela Opinion Box, os meios de pagamentos mais utilizados no país são o cartão de crédito , o pix, o dinheiro e o cartão de débito.
O estudo também indica que as carteiras digitais têm ganhado destaque, já que 47% dos entrevistados disseram utilizar essa forma de pagamento. Os QR Codes também merecem atenção, pois já são utilizados por 65% dos entrevistados para realizar ou receber pagamentos via Pix. Em contrapartida, os pagamentos com cheque já não são mais usados como antes.
O NRF Retail’s Big Show 2023 aponta que o uso de dados no varejo — prática que oferece diversas vantagens competitivas — não deve mais ser visto como novidade, mas sim como obrigatoriedade.
Com eles, é possível estar alinhado às tendências, conhecer as preferências dos consumidores, criar experiências personalizadas e tomar decisões muito mais assertivas em tudo que diz respeito à empresa.
Além de coletar e analisar dados, é preciso investir na integração de diferentes bases. Isso inclui até mesmo as redes sociais, que permitem compreender melhor a jornada de compra dos clientes para elaborar estratégias cada vez mais sintonizadas com o que eles esperam da marca.
A valorização dos colaboradores foi um tema recorrente no NRF Retail’s Big Show 2023 e, por mais que esse não seja um assunto novo, é preciso colocá-lo em pauta novamente.
Ter funcionários satisfeitos representa produtividade e menor taxa de rotatividade. Mas vai muito além disso, pois indica que o ambiente de trabalho favorece a qualidade de vida.
Um colaborador motivado tende a trabalhar alinhado aos valores da empresa e são pessoas assim que fazem a diferença, pois estão dispostas a dar o seu melhor para oferecer uma boa experiência aos clientes.
Atrair clientes é importante, mas manter a conexão com eles é mais ainda. Isso porque, atualmente, o consumidor usa critérios de compra que vão além do preço e da qualidade. Alguns aspectos valorizados são:
➜ Experiência de compra
➜ Qualidade do atendimento
➜ Relacionamento
➜ Identificação com os valores da marca
Portanto, se você deseja se conectar genuinamente com seu público-alvo, promova uma experiência de compra que marque a vida das pessoas e faça com que elas criem vínculo afetivo com a sua marca.
De volta às tecnologias, é fundamental falar sobre outro tema frequente no NRF Retail’s Big Show 2023. A Web 3.0, que tem como principais características a navegação descentralizada e o maior controle dos usuários sobre seus dados, será uma grande aliada do varejo.
Ela terá um papel importante na construção de uma nova experiência omnichannel. Se hoje em dia o varejo brasileiro entende esse conceito como a união do comércio online com o físico, o futuro é fazer com que diferentes pontos de venda no ambiente virtual sejam convergentes.
Enquanto algumas empresas se organizam para aplicar práticas ESG, outras já demonstram seus resultados, e no fim, é isso que realmente importa para o consumidor — o que as marcas fazem na prática.
O consumidor está cada vez mais exigente quanto ao tema e valoriza empresas que se empenham na causa. As empresas, por sua vez, buscam se adequar ao tema.
No NRF Retail’s Big Show 2023, outro tema que também teve destaque foi o potencial das lojas físicas e a forma como elas voltaram a ser protagonistas, mesmo disputando espaço com o comércio online.
No Brasil, o varejo físico iniciou 2023 com números positivos. Em janeiro, as vendas cresceram 6,1% se comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado foi o maior registrado pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian nos últimos 18 meses.
Isso só comprova que as lojas físicas ainda são importantes para o consumidor, principalmente quando o assunto é a conexão criada com a marca e a segurança que uma compra presencial transmite.
Como o tópico anterior abordou a relevância das lojas físicas, é interessante mencionar a importância de ser estratégico ao definir onde uma loja será aberta.
Antes de tomar essa decisão, é fundamental analisar alguns aspectos que impactam nas vendas do negócio, entre eles:
➜ Os padrões econômicos e sociais da região
➜ O que os consumidores desse local precisam
➜ A visibilidade do ponto de venda
➜ O potencial da região
➜ O fluxo de pessoas
Todos esses pontos estão relacionados ao geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica. E se você ainda não está por dentro desse assunto, baixe o e-book abaixo e veja como essa estratégia pode ser aplicada em seu negócio.