04/04/2023 por Best Center
7 min
A importância do cuidado e atenção em relação ao engajamento de colaboradores é um assunto que deve ser levado a sério. Além do lado empático e humano relacionado a esse assunto, a valorização dos funcionários impacta também em resultados.
Não por acaso, esse tema foi mais um dos destaques do NRF Retail’s Big Show, conhecido como o maior evento mundial com foco em varejo.
Durante o evento, o papel dos colaboradores foi evidenciado como ponto essencial para o sucesso dos negócios, afinal a má experiência do funcionário leva, muitas vezes, a má experiência dos clientes.
Que tal se aprofundar mais no assunto? A seguir, você poderá compreender mais sobre o que realmente é a valorização de colaboradores, a relação com o engajamento e os impactos na organização. Confira!
Um primeiro importante passo para entender a importância da valorização dos colaboradores é entender o que isso realmente significa. A ideia da valorização profissional vai além do salário: é esperado que as empresas demonstrem que se importam com os funcionários.
Entre os principais benefícios do cuidado com os profissionais está a motivação. Não há como negar que o engajamento de colaboradores resulta em mais dedicação, o que é positivo para qualquer negócio.
Pesquisas recentes também chamam atenção para esse assunto:
A valorização profissional é essencial em qualquer segmento, mas de que forma ela pode favorecer o varejo? Diante de um mercado em recuperação, contar com funcionários engajados se torna uma verdadeira vantagem competitiva.
Para começar, no varejo, o atendimento ao cliente é algo que exige qualidade. É preciso considerar que a forma como nos sentimos reflete na forma como tratamos outras pessoas. Colaboradores engajados tendem a ser mais simpáticos, atenciosos e prestativos. E, hoje, a experiência do cliente faz toda diferença.
A motivação também reflete no clima organizacional, com o melhor relacionamento entre colegas. Além da redução de conflitos, isso pode contribuir na redução do absenteísmo e da rotatividade. Consequentemente, é possível reduzir os custos com treinamento e novas contratações.
Essa visão positiva sobre o próprio local de trabalho também é importante para que os colaboradores se tornarem promotores da marca da loja em que atuam, o que atrai mais clientes para ela.
Assim como foi constatado pela Gallup, o engajamento de colaboradores também pode fazer com que os responsáveis por vendas ajam de forma mais ativa, o que resulta em melhores resultados.
Um último benefício que pode ser citado é que os colaboradores engajados vão se sentir mais à vontade para dar ideias e sugestões, o que pode ajudar negócios a inovarem.
Com os benefícios claros, você já deve ter criado interesse em definir ações para engajar os colaboradores em seu negócio. Como citado anteriormente, o reconhecimento deve ir além do dinheiro.
São diversas as boas formas de motivar e valorizar os profissionais que atuam nos mais diversos tipos de empresa, inclusive em lojas. A seguir, você confere alguns exemplos.
Os colaboradores que atuam na sua loja têm consciência da importância deles? Fica claro o papel de cada equipe, mesmo das que não atuam no operacional, nos resultados alcançados?
Vale a pena promover iniciativas para que todos os funcionários entendam o ciclo total de trabalho no seu negócio, saibam o papel deles dentro dela e até como eles impactam nas tarefas de outras pessoas. Esse entendimento pode dar um senso de propósito para cada membro da equipe.
Pense na sua própria experiência: se você não sabe por que faz algo, é provável que não dê tanta importância para isso. Todo o time precisa saber por que realiza determinado trabalho.
A definição de metas é algo comum, principalmente, nas equipes de vendas, mas não precisa ficar restrita a ela. É possível pensar em metas práticas e até de aprendizado para pessoas de diferentes setores.
No varejo, estabelecer metas palpáveis pode contribuir para que os colaboradores tenham clareza sobre quais ações devem tomar no dia a dia, o que pode torná-los mais engajados.
Isso é ainda mais efetivo quando o funcionário sabe que será reconhecido ao atingir a meta. É possível pensar em planos de bonificação de acordo com os resultados, mas o principal retorno esperado não deixa de ser o bom e velho feedback positivo.
A partir do momento em que cada colaborador tiver clareza sobre o próprio papel e metas a serem alcançadas, por que não dar mais liberdade para eles?
Cada vez mais, profissionais têm buscado ambientes em que enxergam flexibilidade. A autonomia também faz com que esses colaboradores entendam que a empresa confia neles e, aí, mais uma vez, isso reflete na motivação.
Entre outros benefícios do incentivo à autonomia estão pontos como o aumento da eficiência e da agilidade e o estímulo a ações criativas. Tudo isso ainda pode ajudar a não sobrecarregar as lideranças.
Investir na capacitação dos colaboradores é outra maneira de valorizá-los, especialmente se a função exige habilidades técnicas específicas para serem executadas com excelência, pois demonstra ao funcionário que você investe na formação dele.
Para isso, sua loja pode investir em cursos internos, descontos em cursos externos, treinamentos e workshops.
Disponibilizar toda estrutura necessária para que o colaborador possa desempenhar suas atividades também é um fator essencial. Isso porque, cobrar eficiência sem dar ferramentas para alcançá-la pode se tornar um incômodo que gera desmotivação.
Feedbacks são sempre úteis, sejam eles positivos ou não. Quando são positivos, os colaboradores que os recebem tendem a se sentir mais valorizados e motivados a se dedicarem sempre.
Caso o feedback traga alguns pontos negativos, mas de forma construtiva, ajudará a entenderem onde precisam melhorar, possibilitando que ajustem seu comportamento ou desempenho para atender às expectativas da empresa.
Assim, mesmo em cenários de dificuldades ou problemas, esses profissionais não se sentem perdidos ou sem direcionamento.
Um ambiente de trabalho agradável envolve tanto a estrutura física quanto a vivência emocional dos funcionários.
Em locais como lojas de varejo, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, limpo e organizado pode não apenas atrair clientes, mas também motivar os colaboradores a trabalharem com mais disposição e energia.
Já quando o assunto é o emocional no trabalho, é importante lembrar de incentivar momentos de interação entre as equipes, como happy hours e comemorações de datas importantes, o que ajuda a criar um clima de união entre os colaboradores.
Outro ponto que não há como negar que também faz diferença: incentive vivências fora do trabalho. O olhar para cada colaborador como um ser humano que tem uma vida que vai além das tarefas do emprego tem tido cada vez mais valor na vida dos profissionais.
Agora que já sabe como promover ações para melhorar o engajamento de colaboradores, trouxemos uma dica extra. Você pode ficar por dentro de outras importantes tendências do varejo ao acompanhar os conteúdos publicados constantemente no blog da Best Center.
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