11/04/2023 por Best Center
7 min
Entre as diferentes formas de expandir um negócio, franquear uma empresa tem se mostrado uma boa opção — e os números comprovam isso!
Conforme estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro cresceu 14,3% em 2022, índice superior aos 12% projetados pela ABF.
As vantagens desse modelo de negócio são muitas e você conhecerá algumas delas nesse conteúdo. Também poderá conferir quais são as etapas necessárias para transformar o seu negócio em uma franquia.
Boa leitura!
Se o seu negócio tem apresentado bons resultados, franquear pode ser uma excelente opção. Por meio do franqueamento, a empresa não somente poderá se desenvolver mais rápido, como terá acesso a diversas outras vantagens. Confira quais são elas:
Antes de tomar a decisão de franquear o seu negócio é muito importante saber se a sua empresa está pronta para entrar no mercado de franquias.
A análise de franqueabilidade te ajudará nesse processo, pois envolve aspectos como:
Se, após analisar todos esses fatores, você está certo de que franquear a sua empresa é um caminho viável, é hora de se atentar aos seguintes passos:
Ao franquear sua empresa, certifique-se que a marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPQ).
De acordo com o Portal da Indústria, a propriedade industrial garante o direito de exploração do objeto protegido com exclusividade. Assim, funciona como um meio para incentivar inovações e criar condições favoráveis para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
Com o direito de exclusividade, os titulares de propriedade industrial conseguem impedir que outras empresas explorem economicamente o objeto da proteção.
O titular de uma patente pode impedir que um concorrente venda um produto idêntico ao seu, com a mesma tecnologia. E o titular de uma marca pode impedir que um concorrente venda um produto com marca idêntica ou similar à sua.
Para garantir o sucesso da franquia, é fundamental elaborar um documento que mostre como é o funcionamento do negócio. Esse material deverá conter informações como:
A Lei determina que o franqueador deve fornecer ao franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento deve ser elaborado por um advogado e seguir as indicações presentes nas leis de franquias do Brasil.
Esse material deve reunir os direitos e deveres das partes envolvidas. De acordo com a Central do Franqueado, alguns pontos obrigatórios da COF são:
Um cliente não deve notar diferença na qualidade do produto, do serviço, do atendimento ou da estrutura entre uma unidade e outra. É por isso que o padrão de qualidade das franquias é fundamental para o sucesso do negócio.
Portanto, aqui estão algumas dicas para garantir a padronização dos processos e em todas as unidades:
Outro fator que deve ser considerado ao franquear uma empresa é a importância da cultura organizacional em uma rede de franquias e o quanto ela pode agregar na padronização das unidades.
Esse conceito diz respeito aos valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização e devem ser compartilhados por todos os seus membros.
Para franquear uma empresa é preciso ter um planejamento financeiro muito bem estruturado.
Com ele é possível ter um controle de gastos a curto, médio e longo prazo, projetar os ganhos e gastos e, por fim, organizar as finanças para alcançar os objetivos do negócio.
Para ter melhores resultados, três elementos devem ser considerados no planejamento financeiro para uma franquia. São eles:
A relação entre franqueador e franqueado é a chave para o sucesso de uma franquia. Por esse motivo, a escolha das pessoas que conduzirão as unidades deve ser bem criteriosa.
Para que essa decisão seja assertiva, é imprescindível criar o perfil do franqueado ideal, que reúne as principais características que a empresa busca nos empreendedores.
Assim, as chances de haver maior compatibilidade entre franqueador e franqueado aumentam consideravelmente, o que colabora para que ambas as partes caminhem juntas para obter melhores resultados.
O perfil do franqueado ideal deve ser traçado de acordo com fatores específicos de cada franqueadora. Entretanto, alguns aspectos gerais devem ser considerados em todos os perfis:
Para as pessoas conhecerem sua franquia, é importante investir em estratégias de marketing. Tanto para atrair clientes para as novas unidades quanto para buscar outros franqueados.
Como a padronização é peça-chave nas franquias, nessa área não poderia ser diferente. Portanto a comunicação deve prezar por manter a linguagem da marca sempre.
Nesse momento, considere contar com uma equipe especializada em marketing para estruturar as campanhas da empresa.
Ao franquear a empresa, sua marca estará presente em diversas unidades. Por esse motivo, é necessário ir em busca de locais bem estruturados, em regiões promissoras, para receberem as novas lojas da franquia. A escolha deve ser estratégica e, portanto, considerar fatores como:
Para colaborar na expansão das marcas, a Best Center emprega inteligência estratégica em suas ações e considera todos os aspectos mencionados acima para oferecer as melhores opções em centros de conveniência.
Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar no assunto, a Best Center desenvolveu um e-book especialmente para quem deseja dar o primeiro passo para expandir a marca.
Nele é possível conferir um panorama do mercado de franquias, conhecer os segmentos que estão em alta e os princípios para um plano de expansão assertivo. Baixe o material e confira!