04/07/2023 por Best Center
5 min
Em uma rede de franquias, os franqueados têm o papel fundamental de realizar a gestão da unidade e trabalhar para o sucesso do negócio.
Por serem tão importantes para a rede, é essencial ter ações que os mantenham engajados e motivados com o exercício de sua função.
Neste conteúdo, você poderá descobrir as vantagens dessa estratégia e como colocá-la em prática. Boa leitura!
De acordo com o Sebrae, o franqueado é o empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida por meio de contrato firmado com o franqueador — aquele que desenvolveu o negócio e o transformou em franquia.
É o franqueado quem acredita no projeto e se responsabiliza por manter a cultura organizacional da empresa, assim como o padrão de qualidade da rede, por exemplo.
Para que os franqueadores tenham bons aliados nessa posição, é preciso ser assertivo na escolha de quem fará parte desse time. Dessa forma, ter um perfil do franqueado ideal bem definido colabora nesse processo.
A relação entre franqueador e franqueado é fator determinante para ter uma franquia de sucesso, portanto deve ser nutrida com muita atenção para que os franqueados se mantenham engajados.
A seguir você poderá conferir dicas relevantes sobre esse assunto. Continue a leitura para saber mais.
Franqueados engajados tendem a criar um vínculo a longo prazo com a franquia, colaboram ativamente com o fortalecimento da cultura da empresa e consolidam a reputação da marca.
Outras vantagens que podem ser mencionadas é o aumento da produtividade e o interesse em motivar suas equipes a terem um desempenho cada vez melhor.
Agora que você já conhece as vantagens de contar com franqueados engajados, é hora de saber como engajá-los. Confira essas seis dicas que vão te ajudar nessa missão:
O treinamento inicial é importante para inserir os franqueados no universo do negócio e transmitir informações importantes como o propósito, a missão, a visão e os valores da empresa.
Mas lembre que é importante realizar treinamentos regulares, não somente para transmitir conhecimentos sobre processos, como também para manter os franqueados envolvidos com a marca.
Tenha em mente que o contato próximo com os franqueados irá estimular a sensação de pertencimento, o que é fundamental para que eles se mantenham conectados à empresa.
É imprescindível manter uma comunicação efetiva com os franqueados e demonstrar que a rede de franquia oferece o suporte necessário para todas as suas unidades.
Para isso é importante disponibilizar diferentes canais de atendimento, de forma que os empreendedores consigam esclarecer suas dúvidas de maneira simples. Nesse caso, o uso de tecnologias oferece diversas facilidades.
Assim é possível estreitar o relacionamento com os responsáveis de cada franquia e evitar que haja gargalos que podem resultar em conflitos e prejudicar a relação dos franqueados com a marca.
Aproveite cada reunião com os franqueados para mostrar seu interesse genuíno no que eles têm a dizer. Preste atenção em todos os comentários, sejam eles sugestões ou críticas.
É interessante fazer anotações ao longo das reuniões e responder atenciosamente aos questionamentos. Mostre vontade de levar adiante os insights compartilhados nesses encontros.
Com a escuta ativa, os franqueados tendem a se sentir mais confortáveis em revelar suas opiniões e contribuírem de fato com a criação de soluções que podem colaborar com o sucesso da franquia.
Uma excelente ideia para incentivar o engajamento é a realização de eventos que reúnam todos os franqueados das unidades da rede de franquias junto à diretoria da empresa.
Esses encontros podem ser feitos de diferentes maneiras, como jantares, convenções ou até mesmo premiações. O contato permitirá trocas de experiências que beneficiarão uns aos outros.
Outra vantagem dessas ocasiões é que elas envolvem os empreendedores e estimulam o sentimento de pertencimento a uma comunidade que compartilha dos mesmos valores e motivações.
O reconhecimento é uma das melhores formas de motivar as pessoas, principalmente quando é feito publicamente. Dessa forma, as premiações cumprem bem o papel de engajar os franqueados que se empenham pelo negócio.
Outro benefício que essa estratégia traz é a capacidade de motivar não somente os líderes premiados, como toda sua equipe de colaboradores que se sente parte dos resultados.
Dessa maneira, outros franqueados terão o desejo de serem reconhecidos e se empenharão cada vez mais para alcançarem melhores resultados e conseguirem a premiação em outra oportunidade.
Como mencionado anteriormente, a relação entre franqueador e franqueado é primordial para o sucesso do negócio. Por esse motivo, é relevante evidenciar que existe uma parceria de verdade, em que ambos os lados colaboram.
Faça visitas às unidades para verificar o cumprimento dos padrões e constatar se a loja e seus respectivos colaboradores estão realmente alinhados à cultura organizacional.
Mas não se esqueça que esse momento também é muito importante para fortalecer laços com os franqueados. Então busque compreender suas necessidades e propor soluções conforme o contexto de cada unidade.
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