17/04/2024 por Best Center
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O Dia das Mães 2024 está próximo! A data, celebrada no segundo domingo de maio, é a segunda mais importante do ano para o varejo brasileiro. À frente está apenas o Natal — quando, além das mães, familiares e amigos também são presenteados.
De acordo com Ênio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, setores como perfumaria, joias e moda feminina, a data é até mais importante do que o Natal.
Para aproveitar todas as oportunidades de vendas nesta data, o setor varejista precisa se preparar com estratégias eficazes. Por isso, reunimos algumas dicas para você implementar no seu negócio.
Continue a leitura e confira todas elas!
Para trazer insights mais precisos sobre essa data sazonal, trouxemos informações da Opinion Box: Pesquisa Dia das Mães 2024 – Abril de 2024. Fique por dentro dos principais dados:
Conforme dados do estudo, 77% das pessoas pretendem presentear no Dia das Mães 2024 e a maioria delas, 31%, afirmou que deve gastar entre R$101 e R$200.
Ao serem perguntados sobre meios de pagamentos, 72% dos respondentes afirmaram que devem usar o cartão de crédito para pagar pelas compras de Dia das Mães 2024. Na sequência, vemos o Pix como preferência de 24% dos pesquisados, seguido por dinheiro (17%), cartão de débito (17%) e boleto (3%).
Sabemos que as pesquisas que antecedem as compras são fundamentais para o consumidor fazer um bom negócio. Por isso, 42% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que devem pesquisar por produtos ou serviços em sites e e-commerces.
Mas é importante ressaltar que as lojas físicas também são importantes nesse processo. A pesquisa aponta que 33% das pessoas pretendem pesquisar presencialmente.
Outros meios citados são os sites de pesquisa (Google e Yahoo), Instagram, apps das lojas, comparadores de preços, WhatsApp, sites de cupons (Pelando e Cuponomia).
Ao analisar o que influencia os consumidores a comprarem em determinado lugar, bons preços e promoções são os principais motivos para 64% das pessoas. Conheça outros aspectos importantes para os pesquisados:
Além de se manter atento ao que motiva os consumidores a escolher uma loja para comprar, é importante entender o que os leva a desistir de uma compra.
Avaliações negativas no site ou nas redes sociais (49%), taxas de frete ruins (49%) e falta de confiança na loja ou site (46%) são as principais causas de desistência para os respondentes da pesquisa. Confira outras mencionadas:
Compreender quais categorias de presentes as pessoas desejam comprar é de extrema relevância para que os lojistas possam preparar seus estoques.
Conforme a pesquisa, moda e acessórios (52%), beleza e cosméticos (49%), casa e decoração (22%), flores (22%) e joias (20%) são a preferência dos clientes.
Segundo Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a expectativa é de aumento nas vendas para o Dia das Mães 2024. A previsão é que as vendas cresçam entre 2% e 3% em relação ao ano passado.
Portanto, esse é um bom momento para você preparar a sua loja para vender mais. Separamos algumas dicas que vão colaborar em sua estratégia. Entenda cada uma delas:
Faça uma análise das vendas dos anos anteriores e confira pesquisas de mercado, como a mencionada neste conteúdo, para verificar quais produtos têm maior demanda nesse período.
Após analisar os produtos que tendem a ser mais procurados, abasteça seu estoque para garantir a satisfação dos clientes e evitar que os produtos se esgotem antes do previsto, o que pode gerar desgaste com os compradores.
As mães têm diferentes idades e preferências, por isso é importante considerar essa diversidade. Outros fatores, como o preço, também influenciam na compra. Opte por variedade de produtos que atendam às diferentes demandas.
O ambiente faz toda diferença na experiência de compra, portanto, decore o espaço com elementos que remetam à data e façam com que os clientes não se esqueçam que passaram pela sua loja na época do Dia das Mães 2024.
Além de deixar sua loja atrativa, utilize redes sociais, e-mail marketing e anúncios on-line para promover seus produtos e serviços. Assim, é possível alcançar um público mais amplo e aumentar a visibilidade da sua marca.
Como já mencionado, bons preços e promoções são os principais motivos para os clientes escolherem uma loja para fazerem suas compras. Por isso, prepare promoções e descontos para o período que antecede o Dia das Mães 2024.
Prepare a sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e eficiente, que faça os clientes se sentirem valorizados e terem uma experiência de compra agradável e satisfatória.
A disposição das mercadorias deve ser estratégica, portanto, é interessante deixar as mais buscadas em destaque. Opte, também, por displays que chamem atenção para os principais produtos.
Organize os produtos de maneira intuitiva e lembre-se de deixar os itens semelhantes próximos. Confira se os carrinhos de compras e cestas estão acessíveis e disponíveis em quantidade suficiente.
Agora que você já teve acesso a inúmeros insights que vão colaborar com as vendas da sua loja para o Dia das Mães 2024, é hora de conferir outros conteúdos que podem impulsionar seus resultados.Produzimos diversos materiais que trazem informações relevantes para quem atua no varejo. Acesse e confira os demais conteúdos do Blog da Best.