21/11/2024 por Best Center
6 min
O mês de dezembro é um verdadeiro presente para os lojistas. Isso porque as vendas de Natal geram um grande movimento no varejo. É neste período que as pessoas presenteiam amigos e familiares, além de buscarem por serviços — de beleza e estética, por exemplo — para passarem a data em grande estilo.
É importante lembrar que, assim como as decorações natalinas, existem lojas que se destacam em relação às outras e conseguem não apenas chamar mais atenção, como também conquistar diversos clientes.
Quer saber se a sua loja está pronta para se destacar nas vendas de Natal? Basta ler este conteúdo que reúne algumas das principais estratégias para vender muito mais no Natal. Boa leitura!
Analise as vendas de Natal do ano anterior para entender as preferências do seu público. Observe, também, as tendências do momento. Assim será possível escolher o que deve ter destaque entre seus produtos ou serviços.
Dica extra: busque dados para embasar suas decisões.
A etapa anterior é importante para ter uma previsão de como será a demanda e comprar a quantidade ideal de produtos. Assim, os clientes não ficarão sem o que procuram e a loja não terá excesso no estoque.
Dica extra: use um sistema de gestão de estoque para otimizar essa demanda.
As promoções de Natal motivam os consumidores a comprarem não somente pelo preço especial, como também pelo senso de urgência que a data sazonal causa. Essa é uma excelente forma de destacar o comércio em meio à concorrência.
Dica extra: faça promoções que atendam diferentes necessidades do seu público.
A decoração natalina é fundamental para estimular as vendas de Natal, pois atraem olhares para o ponto de venda. Portanto, crie um ambiente convidativo, que faça as pessoas desejarem entrar em seu estabelecimento.
Dica extra: o visual merchandising deve estar alinhado ao posicionamento da marca.
Mais do que atrair clientes é preciso fidelizá-los. Para isso, um dos melhores caminhos é fazer com que eles se sintam únicos. Proporcione experiências personalizadas que demonstrem que eles são especiais para a loja.
Dica extra: colete e analise os dados para conhecer seus clientes.
O consumo sustentável está em alta. O número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81%. Invista em práticas sustentáveis para as vendas de Natal e conquiste-os.
Dica extra: esteja verdadeiramente comprometido com a causa e não somente por ser uma tendência.
Cada pessoa tem seu meio de pagamento preferido. Sendo assim, diversifique as opções para proporcionar facilidade, um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores.
Dica extra: conforme dados do Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24, essas são as preferências dos consumidores: cartão de crédito (48%), Pix (41%), cartão de débito (21%), dinheiro (15%), carteira digital (12%), boleto bancário (9%) e cartão da própria loja (9%).
O varejo omnichannel une os canais de venda e comunicação, físicos e digitais, de forma que eles funcionem de maneira conjunta e sincronizada para melhorar a experiência de compra dos clientes.
Dica extra: centralize as informações dos clientes em um único lugar para oferecer recomendações personalizadas durante as vendas de Natal.
Unir-se a lojas que vendem produtos ou serviços complementares aos seus é uma oportunidade de dar mais visibilidade ao negócio, aumentar as vendas de Natal e ainda conquistar novos públicos.
Dica extra: elabore kits de Natal com itens de ambas as lojas para ter combinações que agregam valor.
As redes sociais colaboram para que mais pessoas fiquem sabendo de informações importantes sobre a loja, como promoções de Natal, por exemplo. Invista em uma estratégia digital para ampliar o alcance da marca.
Dica extra: use as redes sociais como ferramenta de relacionamento com o público-alvo.
Um bom atendimento é um dos fatores primordiais para garantir que a experiência do cliente seja excelente. Por este motivo, é preciso treinar a equipe para que todos os colaboradores sejam atenciosos e resolutivos.
Dica extra: demonstrar interesse genuíno nas necessidades dos clientes gera um vínculo emocional e aumenta a chance de fidelização.
A relação do cliente com a loja não deve acabar após a concretização da compra. O que acontece depois é essencial para gerar fidelização e até mesmo indicações.
Essa estratégia é o pós-venda, definido como um conjunto de ações que devem ocorrer após a finalização de uma compra, entre elas, orientações sobre o produto ou serviço e suporte para trocas e devoluções.
Ao fazer um pós-venda de qualidade, a empresa tem a oportunidade de manter uma conexão ativa com seus consumidores e recebê-los outras vezes na loja.
Já pensou na possibilidade de abrir uma pop-up store para destacar a sua loja em datas sazonais como o Natal?
Entre as principais características desse modelo de loja, está o curto período em que o estabelecimento fica disponível aos consumidores, a escolha de uma localização estratégica para abrir a loja e o forte investimento em visual merchandising, para gerar curiosidade no público e promover uma experiência de compra envolvente.
Na Best Center, disponibilizamos a modalidade de locação temporária para quem deseja abrir uma pop-up store. Também oferecemos a possibilidade do lojista estender o contrato conforme sua necessidade.
Contamos com um portfólio com 46 centros comerciais, localizados nos melhores endereços dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça as opções disponíveis.
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