
03/02/2025 por Best Center
4 min
As franquias são amplamente conhecidas no varejo, mas você já ouviu falar sobre microfranquias? Elas fazem parte de um modelo de negócio que acompanha a mesma lógica do franchising tradicional, entretanto, necessitam de um investimento inicial reduzido.
Dessa forma, o franqueador oferece aos franqueados a oportunidade de abrir unidades com respaldo de uma marca já estabelecida no mercado, investindo menos se comparado ao que seria pago para abrir uma unidade de franquia.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o investimento máximo para o negócio se classificar como microfranquia é o valor de três vezes o PIB anual per capita do país. Em valores atuais, estamos falando de algo próximo a um investimento de 135 mil reais.
Conforme dados da ABF, entre 2021 e 2023, o segmento cresceu 87%, um salto de 322 para 604 marcas no período. Ainda de acordo com a associação, 36% das redes que ainda não operam neste formato, já demonstram interesse em investir nessa opção.
As empresas que desejam expandir dessa maneira devem saber que as microfranquias são exatamente iguais às franquias tradicionais em relação à lei. Mas existem algumas vantagens que esse modelo oferece tanto para franqueador quanto para franqueado. Conheça as duas principais:
Investimento inicial mais acessível
Como mencionamos anteriormente, se comparado às franquias, esse modelo de negócio tem um investimento inicial significativamente menor. Dessa forma, quem opta por expandir por meio de microfranquias, alcança um público mais amplo de empreendedores.
Para o franqueado, essa é a oportunidade de ter uma empresa que carrega uma marca já reconhecida no mercado, com uma estrutura de operação já validada e com suporte contínuo do franqueador.
Operação simplificada
Geralmente, as microfranquias contam com uma operação mais simples, o que facilita a gestão tanto para o proprietário da rede quanto para os donos das unidades.
As microfranquias também podem optar por pontos comerciais menores e equipe reduzida. Aspectos que também impactam na gestão financeira do negócio e são benéficos para os franqueados.
Inspire-se nas grandes microfranquias:
Se você considera expandir seu negócio e se interessou pelo modelo de microfranquias, saiba que é importante, antes de tudo, avaliar se a empresa está estruturada, de modo que seja possível aplicar o conceito do negócio para outras unidades.
Esse processo é chamado de análise de franqueabilidade e consiste em estudar a viabilidade de replicação do negócio. O processo envolve diversos fatores que devem ser observados com muita atenção. São eles:
➜ Estrutura da empresa
➜ Posicionamento de mercado
➜ Concorrência
➜ Potencial de vendas
➜ Diferenciais do produto/serviço
➜ Melhorias que devem ser realizadas
➜ Modelo financeiro
➜ Transferência de know-how
Se, após realizar a análise de franqueabilidade, você chegar à conclusão que franquear a sua empresa é um caminho viável, é preciso se atentar aos próximos passos. São eles:
➜ Verifique se a marca está liberada para registro
➜ Monte um plano de negócio
➜ Elabore a Circular de Oferta de Franquia (COF)
➜ Crie um manual de padronização dos processos
➜ Tenha um planejamento financeiro
➜ Documente o perfil do franqueado ideal
➜ Faça um plano de marketing
➜ Mapeie os potenciais pontos comerciais
A escolha do ponto comercial é muito importante para o sucesso de uma loja. Por isso, é necessário mapear os lugares com potencial para receber as unidades de uma microfranquia.
A Best Center é especialista em strip malls, pontos comerciais pensados para oferecer conveniência aos consumidores. Também conhecido como centro comercial, esse é um tipo de empreendimento projetado para receber lojas de produtos e serviços, normalmente dispostas em faixas.
Contamos com mais de 45 empreendimentos estrategicamente localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Neles, disponibilizamos diferentes formatos de loja, entre eles:
✅ Loja âncora
✅ Megaloja
✅ Loja satélite
✅ Contêiner
✅ Trailer
✅ Quiosque