O que você precisa saber sobre fidelização de clientes

06/03/2025 por Best Center

4 min

A fidelização de clientes consiste na construção de um relacionamento duradouro com os consumidores, capaz de fazer com que a empresa seja a preferência deles sempre que necessitarem comprar os produtos ou serviços oferecidos por ela.

Para estabelecer essa conexão com os clientes é preciso oferecer uma completa e positiva experiência de compra. Assim, é possível aumentar a satisfação dos consumidores que, além de se tornarem recorrentes e leais, podem atrair outras pessoas para a loja.

Sabemos que adquirir novos clientes requer investimento para que as pessoas conheçam a marca, se interessem por ela e optem por comprar seus produtos ou serviços. Entretanto, ao investir na fidelização de clientes, o caminho a ser percorrido é menor, já que eles já conhecem a empresa.

"Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual". - Philip Kotler

As diferentes formas de fidelizar

A fidelização de clientes pode acontecer por diferentes motivos, entre eles, podemos mencionar a experiência de compra proporcionada, a qualidade no que é fornecido, o custo-benefício ofertado e a comodidade oferecida, por exemplo.

Experiência de compra

Do primeiro contato ao pós-venda, as interações com o cliente devem ser fluídas e agradáveis. Quando uma loja consegue atender às expectativas do consumidor, ele se sente valorizado e tende a voltar outras vezes.

Qualidade 

Quando um cliente nota que o produto ou serviço é de qualidade, passa a ter confiança na empresa e considerá-la quando precisa repetir a compra ao invés de buscar por alternativas na concorrência.

Custo-benefício

Oferecer um bom custo-benefício é uma das formas de conquistar os clientes que prezam por pesquisar preços antes de realizar uma compra. Por ser um fator variável, é importante proporcionar outros benefícios além desse.

Comodidade

A rotina agitada faz com que muitos consumidores busquem por soluções que simplificam os processos e otimizam seu tempo, como atendimento rápido, formas de pagamento ágeis e disponibilidade fixa de produtos, por exemplo.

Como promover a fidelização de clientes

Se você quer descobrir o melhor caminho para fidelização de clientes, reunimos quatro aspectos que não podem ficar de fora da sua estratégia. Saiba quais são eles:

  1. Conheça seu cliente

Entender os hábitos, as necessidades e os desejos do consumidor permite que a empresa proporcione uma experiência personalizada, com foco no que ele realmente espera. Para isso, é fundamental coletar e analisar dados sobre os clientes, solicitar feedbacks e ter uma escuta ativa em cada um dos canais de contato.

  1. Tenha uma equipe qualificada

Um atendimento de qualidade é fundamental para fidelização de clientes. Por esse motivo, é preciso contar com uma equipe preparada para atender bem em todos os canais. Os colaboradores devem ser solícitos, atenciosos e resolutivos, se comunicarem de forma clara e eficiente e estarem alinhados aos valores da empresa.

  1. Mantenha um bom relacionamento 

Por meio de uma comunicação próxima e humanizada a empresa consegue criar vínculos mais fortes com os seus clientes. É importante garantir que todos os pontos de contato promovam um bom relacionamento. Os valores da marca devem ser transmitidos com clareza, de forma que o cliente se sinta confortável, confiante e motivado a estabelecer uma conexão com a empresa.

  1. Invista no pós-venda

O cliente se sente bem quando recebe atenção da marca após a concretização da compra, o que aumenta as chances dele comprar novamente. Dar suporte, disponibilizar materiais educativos sobre o produto ou serviço, fazer ofertas complementares e ter um programa de fidelidade são maneiras de conquistar o consumidor e torná-lo fiel à empresa.

A importância do ponto de venda para fidelização de clientes

O ponto de venda é uma oportunidade única de criar conexão com os clientes e tornar a experiência de compra memorável. Para isso, é essencial que o estabelecimento seja organizado, agradável e proporcione comodidade para as compras. 

Outro fator importante é a localização do ponto comercial, que está diretamente ligada ao desempenho de uma loja. Para saber mais sobre esse assunto, conheça o conceito de geomarketing

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