28/03/2022 por Best Center
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O mercado de franquias é uma área do comércio que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Dois fatores para essa evolução e pontos-chave no desempenho são: os novos modelos de negócios que surgiram no mercado e os ganhos de eficiência das redes de franquia.
Outro fator que não pode ser dispensado para comprovar a expansão do mercado de franquias é a ampliação de suas unidades.
Com isso, não há dúvidas da força que este nicho tem no mercado atualmente e como os comerciantes devem estar atentos a essa nova tendência em 2022.
E por isso, porque não explorar o mercado de franquias, citando como o cenário se encontra no Brasil e a diferença entre franquias e franchising? Confira no artigo:
O mercado de franquias é promissor no Brasil, principalmente pelo país possuir uma variedade enorme de públicos, o que permite investimento em diversos modelos de negócio.
Outro ponto é que esse setor contribui, cada vez mais, para o fortalecimento do comércio brasileiro.
Falando sobre este ano e ainda segundo a associação, 2022 tem uma projeção positiva, com estimativas de 9% de crescimento no faturamento, 5% em unidades e outros 5% em empregos gerados.
Por isso, se você pensa em se tornar um franqueado e investir nesse modelo de negócio, antes de começar essa jornada, é preciso entender algumas diferenciações que o segmento possui.
Para alguns brasileiros que desejam empreender e aumentar sua renda, investir no próprio negócio e se tornar um franqueado pode ser o melhor caminho.
E quando esse projeto começa a entrar em ação, é comum que apareçam dúvidas entre a diferença de franquia e franchising.
Apesar de serem termos semelhantes à primeira vista, há diferenciações no significado e, principalmente, na forma de condução do seu negócio.
O significado de franquia equivale a uma estratégia que comercializa o direito de uso de marcas, patentes, infraestruturas e direitos de distribuição. Ou seja, a rede franqueadora tem um arranjo comercial que concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.
O empreendedor tem autonomia para administrar uma unidade da marca, desde que haja respeito às orientações da empresa. Dessa forma, a franqueadora deve prestar todo o suporte e treinamento necessários ao profissional, evitando possíveis prejuízos para a rede.
A Lei de Franquias n° 8.955/94 surgiu em 1994 com o objetivo de esclarecer as obrigações da marca e do investidor. Ela foi atualizada em 2019 por uma série de erros que aconteciam devido a mal-entendidos e artigos com duplo sentido.
Esses enganos levaram empresários a entrar na justiça por acreditar na existência de vínculos trabalhistas ou relações com o Código de Defesa do Consumidor.
Essa é uma sigla que significa Circular de Oferta de Franquia, que consiste em um documento criado pela franqueadora e que deve conter informações como:
Esse documento se torna essencial para que o franqueado tenha acesso a suas obrigações e sobre o que se espera do negócio.
Diferentemente das franquias, o franchising é o ato de replicar um modelo de negócios em diversos locais.
O modelo pode até ser parecido, porém se diferencia por ser uma estratégia de um conjunto de empresas que desejam expandir as operações rapidamente por meio das unidades franqueadas.
E essas unidades não são nada mais do que franquias. Ou seja, apesar da diferenciação, ambas se complementam no mercado.
Enquanto a franquia é uma unidade da empresa franqueadora, o franchising é uma estratégia de expansão empresarial.
A franquia é indicada para empreendedores que nunca abriram um negócio próprio antes e gostariam de fazê-lo pela primeira vez.
Também é preciso ter alguns cuidados na hora de começar esse plano, como não entrar em qualquer segmento no mercado. É preciso escolher ser franqueado de uma marca que você já tenha afinidade e sempre validar se ela já está bem posicionada em seu nicho.
No caso do franchising, o investimento é indicado para empresas que querem expandir rapidamente seus negócios e aumentar a eficiência e o poder de compra da rede.
Sabe-se que o mercado de comércio é amplo e, a cada dia que passa, um novo segmento é implementado. Por isso, há alguns deles que ganharam destaque no mercado de franquias com seus resultados crescentes:
Para muitos que já possuem uma marca fixa no mercado, o próximo passo é começar sua expansão. Porém, essa não é uma etapa que deve ser feita por impulso e sem considerar o cenário mercadológico ou um bom planejamento estratégico.
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