14/02/2023 por Best Center
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Em uma rede de franquias, manter o padrão de qualidade é fundamental. E para alcançar esse objetivo é importante estar atento a diferentes aspectos relacionados à empresa, um deles é a cultura organizacional.
Esse conceito contempla os valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização e devem ser compartilhados por todos os seus membros.
Considerada a essência do negócio, a cultura organizacional é importante para manter os envolvidos engajados com os objetivos da empresa e fortalecer o posicionamento da marca no mercado.
Por esse motivo, é essencial que ela seja considerada em todos os processos, como a escolha do franqueado, seleção de funcionários e demais decisões estratégicas da rede.
Com uma cultura organizacional sólida e a equipe alinhada a ela, a padronização das franquias se torna mais eficiente e assertiva. Com isso, as chances dos potenciais clientes e colaboradores perceberem e se identificarem com a postura da marca se torna muito maior.
Uma das figuras mais importantes na definição da cultura organizacional de uma rede de franquias é o seu fundador. Isso porque, ao criar a empresa, ele tem a visão de como ela deve ser.
Alguns dos principais papéis que o franqueador deve desempenhar para manter a cultura organizacional do negócio viva são:
Para atender esse último requisito, é primordial ter um perfil do franqueado ideal muito bem definido. Saiba mais sobre o assunto nesse conteúdo.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela consultoria PWC, 66% dos executivos e gestores acreditam que atualmente a cultura organizacional é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa.
Criar e implementar uma cultura organizacional bem estruturada e cultivá-la no ambiente de trabalho traz diversos benefícios, não somente para a rede de franquias, como também para seus colaboradores.
Abaixo, você encontra algumas vantagens que essa estratégia pode proporcionar:
Cria um diferencial competitivo ➜ em meio aos concorrentes, a organização poderá ser facilmente identificada pelo seu posicionamento.
Promove a união da equipe ➜ os colaboradores entendem que há um objetivo em comum e o interesse deixa de ser individual e passa a ser coletivo.
Padroniza processos ➜ as funções de cada um e a forma como elas devem ser desempenhadas ficam mais claras para todos.
Influencia o comportamento da equipe ➜ é possível moldar as atitudes da equipe conforme o que a empresa espera de cada colaborador.
Determina limites ➜ os colaboradores tendem a assimilar as regras com mais facilidade, sem a necessidade de uma imposição mais dura.
Facilita a contratação ➜ com uma cultura organizacional definida, a seleção de colaboradores passa a ser alinhada ao que a empresa espera deles.
Melhora a retenção de talentos ➜ quando o funcionário se identifica com os valores da empresa, as chances dele desejar pedir demissão diminuem.
Torna o ambiente de trabalho mais agradável ➜ ao ter uma equipe formada por pessoas com os mesmos objetivos, o clima se torna mais harmônico.
Aumenta a sensação de pertencimento ➜ os colaboradores sentem que fazem parte de um grupo com os mesmos propósitos.
Melhora a produtividade ➜ funcionários satisfeitos se dedicam mais às suas demandas.
Mais do que criar uma cultura organizacional, é preciso se comprometer em fazer com que ela esteja presente em todas as ações da empresa.
A pesquisa “Raio-X da Cultura Organizacional“, realizada com 222 profissionais de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, por exemplo, mostra que a cultura é importante, mas não há ações para desenvolver o tema de forma concreta nas empresas.
Uma cultura organizacional fraca ou a ausência dela podem trazer grandes problemas para uma rede de franquias. O primeiro deles é a falta de um posicionamento de mercado consistente, o que afeta negativamente a percepção dos funcionários e consumidores em relação à marca.
Outras consequências podem ser mencionadas, são elas:
Agora que você já está por dentro dos principais aspectos relacionados à cultura organizacional e se encontra pronto para colocar o conhecimento em prática, é hora de responder uma pergunta muito importante: todas as unidades da sua rede de franquias estão estrategicamente localizadas?
Considerar o geomarketing ao longo da busca por novos espaços para receber suas novas unidades traz mais assertividade para a escolha. Isso porque essa estratégia considera dados sobre a localização geográfica para encontrar as melhores oportunidades de negócio.
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