A importância da identidade visual para uma empresa

28/08/2024 por Best Center

4 min

A identidade visual é um pilar fundamental para a marca se conectar com seus clientes. Ela está entre as maneiras da empresa transmitir o que ela é — propósito, valores, personalidade e cultura.

No mundo do varejo, por exemplo, uma identidade visual forte pode destacar o negócio e fazer toda a diferença no processo de chamar a atenção, conquistar e fidelizar os clientes.

Mas ela também faz a diferença em todos os segmentos, como o imobiliário, industrial, financeiro e tecnológico, por exemplo. 

Entenda a importância da identidade visual 

Ter uma identidade visual consistente oferece às empresas diversas vantagens, entre elas, podemos destacar algumas que são mais relevantes:

Reconhecimento ➜ Uma identidade visual marcante possibilita que a marca seja reconhecida e lembrada com mais facilidade.

Conexão emocional ➜ Quando bem elaborada, a identidade visual é capaz de estabelecer uma conexão emocional com os clientes.

Diferenciação em meio a concorrência ➜ A identidade visual é muito importante para destacar uma empresa no mercado.

Reforço da credibilidade ➜ Ganhar a confiança dos consumidores é primordial e a identidade visual colabora ao transmitir o profissionalismo da empresa.

Consistência na comunicação ➜ Com a identidade visual é possível manter os materiais produzidos pela empresa sempre alinhados.

 

Quais elementos compõem uma identidade visual

A identidade visual é composta por diferentes elementos que, juntos, criam uma representação visual da marca. Conheça alguns dos principais componentes dessa estratégia:

Logotipo ➜ representação gráfica de uma marca, composto por símbolo e tipografia.

Tipografia ➜ são as fontes (estilos de letra) utilizadas nos materiais de comunicação que tenham textos.

Paleta de cores ➜ conjunto de cores utilizado na comunicação visual para representar a marca e gerar sensações.

Iconografia ➜ ícones e símbolos que complementam a comunicação visual e facilitam o entendimento das mensagens.

Imagens ➜ fotografias e ilustrações que refletem o que a marca deseja transmitir ao mercado.

Elementos gráficos ➜ componentes visuais utilizados nos materiais da empresa, como formas, linhas e texturas.

 

O que considerar ao criar uma identidade visual

A identidade visual é construída por um designer gráfico, mas é importante que um representante da empresa compreenda o que deve ser considerado nesse processo e colabore com informações que vão deixar o projeto ainda mais consistente.

Para construir uma identidade visual assertiva e que transmita — verdadeiramente — a essência de uma marca, é preciso se atentar a alguns pontos. Confira os principais:

Posicionamento ➜ definir como a empresa quer ser vista pelo mercado e quais os valores e propósito ela deve transmitir.

Público-alvo ➜  entender quais são as características, necessidades e preferências das pessoas que a marca deseja atingir.

Concorrentes ➜ analisar como as demais empresas do segmento se posicionam no mercado.

Pesquisa ➜ conhecer as tendências de design e buscar referências que colaborem no processo de criação.

 

Quando atualizar a identidade visual de uma empresa

Atualizar a identidade visual é uma decisão estratégica que deve ser considerada em diferentes contextos como, por exemplo, quando a empresa está há muito tempo no mercado e deseja se renovar. 

Para evoluir, a empresa precisa se manter alinhada às inovações, tendências e preferências dos consumidores — que mudam com o passar do tempo. Assim, a marca terá um posicionamento coerente com o seu momento atual.

Ao renovar a identidade visual, a empresa tem a oportunidade de reforçar seu posicionamento, fortalecer sua imagem, atrair novos públicos, melhorar a consistência em todos os pontos de contato e promover engajamento com seus clientes, por exemplo.

 

Best Center — uma empresa que acredita no poder da inovação

A Best Center se consolidou como líder no desenvolvimento e administração de centros comerciais. 

Presente no mercado há mais de dez anos, entendemos a importância de evoluir constantemente em diferentes aspectos. É por isso que sempre reunimos dicas que podem colaborar com as estratégias do nosso público.

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