O poder da análise de dados na evolução do varejo

04/04/2023 por Best Center

6 min

Ao falar sobre a evolução do varejo é impossível não mencionar a análise de dados, uma importante aliada do segmento, que tem proporcionado às empresas um grande diferencial competitivo.

Na edição de 2023 do mais importante evento do varejo, o NRF Retail’s Big Show, ficou claro que, se antes o uso de dados era visto como novidade para os varejistas, hoje é considerado uma obrigatoriedade para se manter relevante no mercado.

O evento, realizado pela National Retail Federation (NRF), é responsável por mostrar os desafios, as soluções e as tendências do setor varejista, e os insights levantados nele devem ser considerados pelos lojistas de todo o mundo.

Por isso, neste conteúdo você conseguirá se aprofundar nesse tema — os dados — e entender sua relevância para o varejo. Boa leitura!

A importância da análise de dados 

Tomar decisões baseadas em análise de dados é muito mais assertivo do que confiar na intuição, concorda? Portanto, se você deseja que sua empresa caminhe alinhada à evolução do varejo, é preciso que ela se torne Data Driven.

O termo se refere a empresas orientadas por dados, que aplicam essa estratégia em todos os seus departamentos e, por isso, tomam decisões mais precisas e conseguem alcançar melhores resultados. 

A análise de dados consiste no processo de coleta, armazenamento, interpretação e comparação de informações. E com o crescente investimento em tecnologia no varejo, ela tem se tornado cada vez mais frequente no setor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Córtex, o setor varejista é o que mais investe em tecnologia para auxiliar os seus negócios no Brasil. 

Já o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), indica que 87% das empresas entrevistadas investem no desenvolvimento de áreas relacionadas à transformação digital. A área de dados aparece na 8ª posição do ranking como a que mais recebe investimentos.

“O varejo deixou de ser um setor pouco intensivo em tecnologia. Hoje, coletar e analisar dados para personalizar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente é visto como necessário para o crescimento.” - Eduardo Terra, presidente da SBVC
Agora que você já compreendeu a importância da análise de dados para a evolução do varejo, é hora de conhecer todos os benefícios que essa estratégia pode trazer para sua empresa. Confira:

  1. Antecipar tendências de consumo

A análise de dados colabora no processo de compreensão do comportamento dos consumidores. Assim, os lojistas conseguem entender as necessidades dos seus clientes e as demandas que podem surgir.

Com essas informações é possível ter uma previsão do volume de vendas, fazer a gestão do estoque, propor promoções coerentes com o público-alvo e se preparar para datas sazonais.

  1. Investir com precisão

A análise de dados possibilita que os varejistas verifiquem o desempenho de suas estratégias e entendam quais tiveram bons resultados e devem ser mantidas e quais não performaram bem e devem ser ajustadas ou até mesmo canceladas.

Dessa forma, a verba poderá ser direcionada para ações com maior potencial de darem certo. 

  1. Alinhar-se às tendências

A evolução do varejo pode ser percebida em diversos fatores, entre eles, o ritmo acelerado com que as coisas acontecem no setor. E para acompanhar as mudanças do mercado e se manter competitivo é imprescindível estar atento às tendências.

Nesse sentido, a análise de dados também é uma importante aliada, já que permite entender todo o contexto em que a empresa está inserida, compreender padrões, se antecipar aos fatos e se adaptar rapidamente às transformações.

  1. Manter as ações da equipe sincronizadas

Para uma empresa alcançar bons resultados, todos os departamentos devem trabalhar em sinergia, usando estratégias que de alguma forma se complementem.

Dessa forma, desde o financeiro até as operações, toda equipe deve ter acesso às informações advindas da análise de dados armazenadas em um único lugar.

Assim será possível cruzar informações e propor ações coerentes para todos os departamentos da empresa.

  1. Conhecer a fundo os clientes

A evolução do varejo caminha cada vez mais em direção a uma melhor experiência do cliente, outro tema muito falado no NRF Retail’s Big Show 2023. E esse é mais um aspecto extremamente beneficiado pela análise de dados.

As informações levantadas sobre os consumidores permitem que as empresas conheçam cada vez mais as preferências e os hábitos de consumo de seus clientes.

Assim, é possível traçar ações alinhadas a cada etapa da jornada de compra e oferecer ao cliente experiências personalizadas conforme seus gostos.

  1. Realizar a precificação com assertividade

Se antes os lojistas aguardavam o final da temporada para pensar em descontos, com a análise de dados é possível fazer isso em diferentes momentos sem que a experiência do cliente seja afetada negativamente.

Por meio dos dados, os varejistas conseguem analisar os preços da concorrência e a situação do mercado antes de precificar suas mercadorias. Dessa maneira, as chances de se destacar em meio à concorrência e lucrar mais são maiores.

Os primeiros passos para a análise de dados

Para ter acesso a todos os benefícios mencionados acima, primeiramente, é necessário entender que os dados podem ser coletados de diferentes maneiras, entre elas os formulários, os cliques em anúncios da marca, as interações nas redes sociais, os dados do sistema da loja, etc.

Após essa etapa, ainda é necessário integrar os dados e gerenciar as informações, para depois analisar e tomar decisões com base nelas.

Para realizar esse processo é essencial estar por dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e respeitar todos os tópicos com o objetivo de proteger os dados fornecidos pelos clientes.

Geomarketing: o uso de dados sobre localização

A análise de dados também está presente no geomarketing, que reúne informações sobre localização para indicar oportunidades de negócio. Com essa estratégia os lojistas conseguem identificar regiões em que sua marca tem um maior potencial de desenvolvimento e investir em pontos de venda em locais estratégicos.

Se você deseja se aprofundar no assunto, a Best Center desenvolveu um e-book que detalha o geomarketing e mostra como a localização de uma loja impacta em seus resultados. Baixe o material e fique por dentro de tudo!

 

Geomarketing: use a localização a seu favor! Baixar e-book

Você também pode se interessar: