03/12/2021 por Best Center
5 min
O mundo viveu um cenário de mudanças inevitáveis no comportamento dos consumidores nos últimos dois anos, com a chegada da pandemia. Agora, com a redução do isolamento social, as tendências do varejo, mais uma vez, devem ser alteradas.
A retomada gradual dos comércios vem sendo implementada, mostrando não só que há uma perspectiva positiva para esse nicho em 2022, como também para o aumento no restabelecimento de renda da população.
Uma matéria divulgada pela Agência Brasil aponta que quanto maior for a queda no isolamento, maiores são as chances da renda da população voltar aos parâmetros de antes da pandemia.
Com relação à volta dos consumidores às compras em lojas físicas, matérias como esta da CBN mostram que as pessoas já estão indo aos comércios em datas como a Black Friday.
As mudanças no cenário do varejo foram muito rápidas e, por isso, é preciso ser mais rápido ainda quando o assunto é acompanhar as tendências que virão — principalmente aquelas que vão estimular as vendas.
No estudo Future of Retail 2021, há um levantamento mostrando que, antes da pandemia, 70% das vendas de comércio de bens e serviços eram feitas de forma exclusivamente presencial.
Mesmo com consumidores mais engajados nas compras online, em um episódio do podcast Commerce Connection on Air, da Google, podemos ver outra perspectiva. Apesar de a análise constatar que o varejo deve mudar muito até 2025, afirma também que os espaços físicos devem seguir sendo base do segmento no Brasil.
Os Strip Malls não são novidade aqui no Brasil e, cada vez mais, estão crescendo de maneira considerável. Isso tem relação com a proposta inicial desse tipo de empreendimento: atender consumidores que buscam por mais conveniência.
Mesmo com o isolamento social, os strip malls foram um bom exemplo de que no pós-pandemia ainda haverá equilíbrio nas escolhas entre comprar online ou em lojas físicas.
As lojas que têm um e-commerce podem aproveitar de pontos físicos localizados em vias estratégicas e com alto fluxo de pessoas como local para retirada de produtos sem frete, por exemplo.
Levando em conta a localização, no início da pandemia, quando as pessoas ainda tinham muito medo de sair de suas casas, ter por perto um centro de conveniência, que reúne as principais lojas de necessidades do dia a dia, foi um grande impulsionador para o varejo continuar em crescente no mercado.
Esse tipo de espaço também é vantajoso para os donos de comércios. O Diário do Comércio apontou uma pesquisa feita pela ABMALLs, mostrando que os lojistas pagam valor médio de R$ 25 o metro quadrado em strip malls, enquanto em shoppings convencionais, o valor supera R$ 100.
Com a alta competitividade no mercado de varejo, as marcas e franquias que entendem as novas tendências do nicho podem ganhar vantagem competitiva.
Um dos pilares desse segmento é sempre estar olhando e entendendo o que o consumidor quer ou o que ele vai querer daqui a algum tempo.
Por isso, vamos citar aqui outras das tendências que o varejo deve ter em 2022!
Um aprendizado que a pandemia trouxe foi a importância de vivermos uma vida mais sustentável. Com a evolução do varejo, a sustentabilidade é, cada vez mais, um grande diferencial competitivo.
A chave para conquistar clientes é mostrar publicamente que sua marca está ao lado daqueles que lutam pela preservação do meio ambiente e se preocupam com ações sustentáveis.
Estudos mostram que ter escolhas sustentáveis — como redução e reciclagem de resíduos — influencia diretamente na decisão de compra dos consumidores.
O crescimento do papel da terceira idade dentro do mercado consumidor segue em alta, com cada vez mais idosos possuindo um maior poder aquisitivo.
Apesar das vendas online terem disparado nos últimos dois anos, a volta para as compras presenciais será retomada. A grande mudança deve ser o aumento da pesquisa antes da escolha e compra dos produtos.
É importante oferecer aos clientes conveniência, com atendimento qualificado, entregas rápidas, retiradas nas lojas e rastreio em tempo real. Pensar em estratégias online e offline nunca foi tão importante para os varejistas.
Com o crescimento de atendimentos de forma online, que usa Inteligência Artificial, é muito importante para o comércio de varejo que o atendimento presencial humanizado seja de excelente qualidade — o que também se torna um diferencial.
É muito importante priorizar o treinamento e a capacitação dos funcionários para que eles ofereçam a melhor experiência de compra possível para os clientes.
Estar no lugar certo pode impactar diretamente no número de pessoas que passam por sua loja. O geomarketing é a área de estudos que envolve as relações entre as estratégias de negócios e o território em que a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de venda se localizam.
Esse é um estudo muito importante para a escolha do ponto de venda ideal de uma loja. Entender sobre o assunto pode se tornar uma grande vantagem competitiva e aproximar seu negócio às tendências de mercado.
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