19/10/2022 por Best Center
5 min
A Black Friday 2022 vem aí! Como de costume, o evento acontece na última sexta-feira de novembro e movimenta o setor varejista com descontos significativos e ofertas exclusivas.
Em um outro conteúdo, a Best Center já falou sobre a importância das datas sazonais para o varejo. Afinal, elas proporcionam maior volume de vendas, criam vínculos com os clientes e ainda fortalecem a imagem da marca.
Entre essas datas sazonais, a Black Friday com toda certeza deve estar na lista das oportunidades que devem ser consideradas ao longo do ano.
Nesse conteúdo, a Best Center reuniu dicas importantes que vão colaborar para que os varejistas aproveitem a Black Friday 2022 da melhor forma e potencializem seus resultados com essa ação. Continue a leitura para saber mais.
A Black Friday nasceu nos Estados Unidos para incentivar as vendas no comércio. Seu objetivo era dar vazão aos produtos parados em estoque e iniciar o período de vendas para o Natal.
Por lá, a ação se popularizou nos anos 90, porém, só nos anos 2000 se tornou uma grande potência no país.
Já no Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010, quando 50 lojas do varejo resolveram participar da ação. Nesse primeiro ano o evento aconteceu somente no ambiente digital, mas nos anos seguintes, com o sucesso de vendas, as lojas físicas resolveram aderir à ação.
De acordo com a Behup – Pesquisa Pós Black Friday 2021, no ano passado, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday.
Mas o que se espera da Black Friday 2022? Veja alguns dados importantes:
Os dados acima reforçam o poder dessa data para o varejo e se você ainda não considerou elaborar uma estratégia para esse evento, ainda dá tempo de se organizar para conseguir vender mais nesse período.
Abaixo, você encontra alguns dos pontos mais significativos que devem constar no plano de ação para a Black Friday 2022.
Agora que você já está por dentro do contexto da Black Friday 2022, é hora de verificar tudo que deve ser considerado na estratégia para esse evento.
Se sua loja já se preparou previamente para essa ação, esse material te ajudará a verificar se está tudo alinhado. Mas se você ainda não pensou em algo, essa é uma oportunidade de ver o que ainda pode ser realizado para aproveitar a data. Confira:
É preciso definir onde sua ação irá ocorrer. Na loja física, na loja virtual ou em ambas.
Identifique quais são os produtos que os seus consumidores mais desejam comprar nesse período.
Nessa época, o volume de vendas aumenta, por isso é preciso implementar processos ágeis que otimizem as compras dos clientes e evitem filas.
Planeje a média de venda e fique atento à saída dos produtos para verificar a necessidade de reposição.
Garanta que as mercadorias vendidas na Black Friday 2022 serão entregues antes do Natal para não atrapalhar suas vendas.
Defina preços que não vão abalar a saúde financeira da empresa. Negociar com fornecedores garantirá que a margem de lucro não seja afetada.
O consumidor atual busca e valoriza a transparência, portanto ofereça descontos e promoções reais para evitar frustrações.
Os descontos e as promoções são comuns no evento, então busque oferecer outras vantagens e se diferenciar em meio à concorrência.
Use sua vitrine para atrair seu cliente e despertar o desejo de compra, para isso deixe evidente que sua loja faz parte da Black Friday 2022.
Utilize as redes sociais para divulgar sua ação e também para tirar as dúvidas dos clientes por meio de mensagens.
Integre o físico com o digital de forma que os canais de vendas e comunicação funcionem de maneira conjunta e sincronizada.
A fidelização é muito importante para uma loja, mas para isso você precisa garantir que a experiência dele com a sua marca seja ótima.
Aproveite a data para estreitar o relacionamento com os seus consumidores e conhecer ainda mais suas preferências e necessidades.
Muitas pessoas se sentem inseguras ao comprar durante a Black Friday, por isso é importante garantir e transparecer segurança para os clientes.
Nesse artigo você pôde conferir informações relevantes que devem ser consideradas para a Black Friday 2022. Essa é uma grande oportunidade para elevar seu número de vendas, melhorar o relacionamento com os consumidores e ainda fidelizar mais clientes.
Lembre-se também que o local em que sua loja está influencia diretamente na atração de clientes.
E para compreender melhor os impactos da localização nos resultados da sua loja, busque conhecer o geomarketing, uma estratégia que trará valiosos insights para seu negócio.
Saiba mais sobre esse tema por meio do e-book “Geomarketing: a importância da localização da sua loja”.