02/10/2024 por Best Center
5 min
A Black Friday 2024 está chegando! Sua loja está preparada para o evento? Produzimos um conteúdo para você ficar por dentro das expectativas para essa data que movimenta o varejo e conferir se sua estratégia está totalmente alinhada.
A Black Friday é um marco no calendário varejista e representa uma grande oportunidade de impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Neste conteúdo, reunimos dados e dicas para colaborar com a assertividade de suas estratégias. Boa leitura!
Importada dos Estados Unidos, a Black Friday revolucionou o comércio brasileiro. Inicialmente criada para vender os produtos parados em estoque e abrir espaço para as vendas de Natal, o evento se tornou uma grande potência no país a partir dos anos 2000.
Em 2010, o movimento ganhou força quando 50 lojas decidiram participar da ação que, no primeiro momento, era restrita ao comércio eletrônico, mas depois expandiu para as lojas físicas e fez um grande sucesso.
Neste ano, o evento acontecerá no dia 29 de novembro e as expectativas são excelentes. Separamos alguns dados de pesquisas que visam entender o comportamento do consumidor em relação à Black Friday 2024. Veja:
Dados de 2023
Primeiramente, é importante olhar para os números do ano passado e entender como as pessoas aproveitaram a data. De acordo com a pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024, da Dito e Opinion Box, 14% dos entrevistados compraram apenas em lojas físicas e 39% compraram tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.
O que os consumidores pretendem em 2024
Para a Black Friday 2024, uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Google, indica que 62% dos consumidores pretendem aproveitar a data este ano e 65% esperam novidades para esta edição.
Cenário financeiro dos consumidores
As finanças pessoais impactam diretamente no volume de compras, por isso é importante entender a situação econômica das pessoas. Conforme o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24, 50% dos entrevistados acreditam que a sua relação financeira deve melhorar ainda em 2024.
Ainda de acordo com o panorama, os sentimentos que melhor descrevem as expectativas das pessoas para os próximos meses de 2024 são: otimismo, esperança e confiança.
Relevância das lojas físicas
A vontade de aproveitar a Black Friday 2024 é grande! Prova disso é que 70% dos entrevistados disseram que estão dispostos a esperar na fila de uma loja física, caso o produto esteja realmente barato durante a Black Friday.
Descontos na Black Friday 2024
A Black Friday 2024 é conhecida pelos seus vantajosos descontos e, por isso, não poderíamos deixar de falar deles. Ainda de acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024, 61% do público fica satisfeito com descontos de até 50% e 39% considera efetuar uma compra na Black Friday tendo acesso a descontos acima de 50%.
Para 81% dos entrevistados, para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante e quase 50% do público inicia suas pesquisas com um mês ou mais de antecedência.
Ao serem questionados sobre como costumam pesquisar sobre os produtos que pretendem comprar durante a Black Friday 2024, o motivo “costumo visitar uma ou mais lojas físicas” foi o quarto mais mencionado.
Diferenciais que impactam na escolha das lojas
O estudo da Globo também levantou os motivos que levam os consumidores a escolherem entre uma loja e outra. Entre eles, podemos destacar aqueles que mais interessam para as lojas físicas:
Tipos de pagamento
A facilidade de pagamento é um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores, por isso, é importante estar atento aos métodos de pagamento mais buscados. São eles: cartão de crédito (48%), Pix (41%), cartão de débito (21%), dinheiro (15%), carteira digital (12%), boleto bancário (9%) e cartão da própria loja (9%).
Produtos mais procurados
A Black Friday 2024 tem espaço para diferentes categorias de produtos, prova disso é o levantamento presente na pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024. Confira:
Intenção de gasto
Por último, mas não menos importante, trouxemos um dado especial: 43% dos entrevistados na pesquisa da Dito e Opinion Box que desejam comprar na Black Friday 2024 pretendem gastar mais do que no ano passado.
Com todas essas informações em mãos, é hora de conferir se a sua loja está preparada para a Black Friday 2024. Use o nosso checklist para isso:
Gostou desse conteúdo? Aqui, no Blog da Best, você encontra muito mais! Produzimos diversos materiais com assuntos relevantes para o varejo e que podem colaborar com as estratégias dos lojistas de diferentes segmentos.
Também disponibilizamos um e-book sobre geomarketing, tema relevante para os empreendedores que têm lojas físicas. Baixe e confira!