Black Friday 2024: confira as expectativas para o evento

02/10/2024 por Best Center

5 min

A Black Friday 2024 está chegando! Sua loja está preparada para o evento? Produzimos um conteúdo para você ficar por dentro das expectativas para essa data que movimenta o varejo e conferir se sua estratégia está totalmente alinhada.

A Black Friday é um marco no calendário varejista e representa uma grande oportunidade de impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Neste conteúdo, reunimos dados e dicas para colaborar com a assertividade de suas estratégias. Boa leitura!

A origem da Black Friday

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday revolucionou o comércio brasileiro.   Inicialmente criada para vender os produtos parados em estoque e abrir espaço para as vendas de Natal, o evento se tornou uma grande potência no país a partir dos anos 2000.

Em 2010, o movimento ganhou força quando 50 lojas decidiram participar da ação que, no primeiro momento, era restrita ao comércio eletrônico, mas depois expandiu para as lojas físicas e fez um grande sucesso.

O que esperar da Black Friday 2024

Neste ano, o evento acontecerá no dia 29 de novembro e as expectativas são excelentes. Separamos alguns dados de pesquisas que visam entender o comportamento do consumidor em relação à Black Friday 2024. Veja:

Dados de 2023

Primeiramente, é importante olhar para os números do ano passado e entender como as pessoas aproveitaram a data. De acordo com a pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024, da Dito e Opinion Box, 14% dos entrevistados compraram apenas em lojas físicas e 39% compraram tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

O que os consumidores pretendem em 2024

Para a Black Friday 2024, uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Google, indica que 62% dos consumidores pretendem aproveitar a data este ano e 65% esperam novidades para esta edição.

Cenário financeiro dos consumidores

As finanças pessoais impactam diretamente no volume de compras, por isso é importante entender a situação econômica das pessoas. Conforme o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24, 50% dos entrevistados acreditam que a sua relação financeira deve melhorar ainda em 2024.

Ainda de acordo com o panorama, os sentimentos que melhor descrevem as expectativas das pessoas para os próximos meses de 2024 são: otimismo, esperança e confiança. 

Relevância das lojas físicas

A vontade de aproveitar a Black Friday 2024 é grande! Prova disso é que 70% dos entrevistados disseram que estão dispostos a esperar na fila de uma loja física, caso o produto esteja realmente barato durante a Black Friday.

Descontos na Black Friday 2024

A Black Friday 2024 é conhecida pelos seus vantajosos descontos e, por isso, não poderíamos deixar de falar deles. Ainda de acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024, 61% do público fica satisfeito com descontos de até 50% e 39% considera efetuar uma compra na Black Friday tendo acesso a descontos acima de 50%.

Para 81% dos entrevistados, para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante e quase 50% do público inicia suas pesquisas com um mês ou mais de antecedência.

Para 81% dos entrevistados, para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante. Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24 | Amostra: 3.000

Ao serem questionados sobre como costumam pesquisar sobre os produtos que pretendem comprar durante a Black Friday 2024, o motivo “costumo visitar uma ou mais lojas físicas” foi o quarto mais mencionado.

Diferenciais que impactam na escolha das lojas

O estudo da Globo também levantou os motivos que levam os consumidores a escolherem entre uma loja e outra. Entre eles, podemos destacar aqueles que mais interessam para as lojas físicas:

Motivos para escolher entre uma loja e outra: Geralmente é a loja com preço mais baixo - 38% Maior variedade de produtos e marcas - 36% Facilidade de pagamento - 35% Me passa mais segurança do que outras lojas - 28% Sempre compro nessa loja então eu confio - 27% Facilidade no processo de troca - 23% Os produtos possuem maior detalhe de informação - 21% Acesso à avaliação de outros clientes (reviews) - 19% O atendimento é simpático e esclarece todas as dúvidas - 18% Programa de fidelidade - 14% Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24 | Amostra: 3.000

Tipos de pagamento

A facilidade de pagamento é um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores, por isso, é importante estar atento aos métodos de pagamento mais buscados. São eles: cartão de crédito (48%), Pix (41%), cartão de débito (21%), dinheiro (15%), carteira digital (12%), boleto bancário (9%) e cartão da própria loja (9%).

48% dos entrevistados preferem pagar com cartão de crédito Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24 | Amostra: 3.000

Produtos mais procurados

A Black Friday 2024 tem espaço para diferentes categorias de produtos, prova disso é o levantamento presente na pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024. Confira:

Você já sabe quais categorias de produtos vai comprar este ano? *Responderam apenas pessoas que já pretendem comprar na Black Friday 2024 Eletroeletrônicos e eletrodomésticos - 56% Roupas e acessórios - 43% Casa e decoração - 33% Produtos de beleza e cosméticos - 30% Viagens e turismo - 28% Supermercado - 19% Farmácia e Saúde - 16% Livraria - 15% Alimentos e bebidas - 14% Esportes - 14% Brinquedos - 13% Petshop - 9% Clube de assinaturas - 8% Ainda não me decidi - 5% Outros - 1% Fonte: Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024 | Dito e Opinion Box

Intenção de gasto

Por último, mas não menos importante, trouxemos um dado especial: 43% dos entrevistados na pesquisa da Dito e Opinion Box que desejam comprar na Black Friday 2024 pretendem gastar mais do que no ano passado.

Checklist Black Friday 2024

Com todas essas informações em mãos, é hora de conferir se a sua loja está preparada para a Black Friday 2024. Use o nosso checklist para isso:

  1. Certifique-se que suas estratégias foram criadas com base em dados — assim elas serão mais assertivas.
  2. Proporcione uma experiência de compra memorável para seus clientes.
  3. Ofereça boas vantagens além dos descontos (brindes, cashback, kits, etc).
  4. Verifique se o seu estoque está preparado para a demanda da Black Friday 2024.
  5. Invista em divulgação para mostrar que sua loja terá preços especiais ao longo do evento.
  6. Aproveite as diversas ferramentas das redes sociais para atrair seus clientes.
  7. Faça cada cliente se sentir único para que sua loja fique marcada positivamente.
  8. Implemente estratégias de vendas, como up-sell e cross-sell para ter melhores resultados.
  9. Mantenha os canais de vendas e comunicação integrados.
  10. Fidelize seus clientes por meio de um pós-venda.

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