18/01/2023 por Best Center
4 min
Em busca de impulsionar os resultados da sua loja neste ano? Este conteúdo vai te ajudar! Aqui, você conhecerá três importantes estratégias de vendas muito usadas no varejo que, se aplicadas corretamente, farão a diferença em seu negócio.
Você já deve ter ouvido falar de up-sell, cross-sell e down-sell. Mas sabe o que cada um deles significa e como podem colaborar com a sua empresa?
Essas são estratégias de vendas que devem ser usadas em diferentes momentos, de acordo com o perfil de cada cliente. Por isso é importante que a equipe de vendas saiba identificar cada caso, realizar a abordagem correta e oferecer a melhor opção para o consumidor.
Na maioria das vezes, quando as pessoas vão até uma loja, já estão com a intenção de comprar algo. Porém, cada uma delas tem um perfil diferente, que precisa ser compreendido.
Em alguns casos, o cliente vai em busca de um produto e tem condição financeira para comprar um ainda melhor caso o vendedor comprove que é um bom negócio. Também pode acontecer de o consumidor aceitar levar itens adicionais por acreditar que é vantajoso. Mas ainda há aquele que declina por achar que a mercadoria não cabe em seu orçamento.
É aí que entra o papel fundamental do vendedor, que deve compreender o contexto e oferecer a alternativa adequada na hora exata. Para colaborar nesse processo, conheça melhor três estratégias de vendas que você pode usar em seu negócio:
O up-sell é uma estratégia de venda focada em aumentar o ticket médio. Para isso, o vendedor oferece ao cliente a opção de comprar um produto que vai além da sua expectativa inicial.
A sugestão oferecida costuma ser indispensável, o que leva o consumidor a pagar mais por um produto que supre suas necessidades e ainda tem qualidade superior ao que ele pretendia comprar. Assim, a loja consegue aumentar sua receita de vendas e ainda deixar o cliente satisfeito com a compra.
Diferentemente do up-sell, que oferece uma mercadoria superior ao que o consumidor procura, o cross-sell consiste em fornecer a opção de comprar um produto que complementa aquele já adquirido.
Essa estratégia de venda também visa aumentar o ticket médio, mas, nesse caso, com a oferta de um produto adicional, que pode potencializar a experiência do cliente com o item adquirido.
É importante lembrar que o up-sell e o cross-sell não se tratam de uma venda casada — prática que viola o Código de Defesa do Consumidor. Essas duas estratégias de venda fornecem possibilidades ao cliente, mas fica a critério dele aceitar ou não.
Já a venda casada impõe que o consumidor efetue uma compra que ele não deseja. Ou seja, para adquirir um produto ele precisa levar outro, mesmo que não queira e nem mesmo necessite da segunda mercadoria.
Nessa estratégia de venda o foco está em não perder o cliente e se encaixa naquela situação em que o consumidor está prestes a desistir de uma compra porque o produto tem um valor superior ao que ele pretendia gastar.
Ao perceber essa situação, o vendedor prontamente apresenta outra alternativa, que pode ser uma mercadoria similar, entretanto, com preço inferior ou até mesmo um desconto no item de interesse.
Agora que você já está por dentro do que é up-sell, cross-sell e down-sell, é hora de conhecer outra estratégia que também pode gerar melhores resultados para sua loja. Confira a seguir!
O geomarketing é uma estratégia essencial para os lojistas. Por meio da inteligência geográfica de mercado, é possível ter acesso a informações importantes que contribuem para potencializar os resultados no varejo.
Essa técnica proporciona diversas vantagens, entre elas: a possibilidade de entender o mercado da região e os padrões econômicos e sociais, identificar com mais facilidade o que os consumidores precisam, escolher melhor o mix de produtos a ser oferecido e direcionar campanhas e promoções de maneira muito mais assertiva.
Se você se interessou pelo assunto e quer se aprofundar no tema, o e-book Geomarketing: a importância da localização da sua loja traz importantes insights: