24/07/2023 por Best Center
6 min
Você sabe como realizar a expansão de negócio de varejo de forma estratégica? Essa é uma prática feita quando se esgotam as oportunidades de crescimento na região em que a sua empresa está localizada.
O objetivo é alcançar novos clientes e aumentar o potencial de lucro do negócio. Realizar essa tarefa requer um planejamento e preparação estratégica. De nada adianta abrir novas lojas em locais aleatórios, sem antes entender se o seu público-alvo passa pela região ou se realmente faz sentido esta nova unidade.
É exatamente sobre isso que a Best Center veio falar no conteúdo de hoje! Entenda os pontos-chave para realizar um planejamento de expansão de negócio de forma estratégica e lucrativa. Boa leitura.
O termo expansão de negócio refere-se à fase de crescimento de uma empresa, seja ela qual for e independentemente de seu tamanho. Essa estratégia se faz necessária para que os níveis de vendas não estagnem e a empresa consiga conquistar cada vez mais clientes ao aumentar seu reconhecimento de marca.
Confira os benefícios de expandir a operação da sua empresa:
Alguns indicadores podem alertar o momento ideal para criar um planejamento de expansão de negócio para colocá-lo em prática. É importante ficar de olho em pontos como:
Depois de identificar a real oportunidade de expansão, chegou a hora de realizar um planejamento estratégico. Você pode se perguntar por que realizar esse planejamento já que pode replicar as estratégias que aplicou na abertura do seu primeiro estabelecimento, mas a resposta é simples e você confere a seguir.
Entrar em um novo território requer cuidado, atenção e muito estudo. Isso porque você precisa entender a concorrência que já está lá, o comportamento do público e o real potencial de vendas. Além disso, o planejamento vai prever as despesas envolvidas na expansão, levar em conta os possíveis riscos e trazer com maior realismo os números para a tomada de decisão.
Um bom planejamento é essencial para um crescimento seguro e sustentável do negócio, pode ter certeza!
Existem diversas formas de realizar o planejamento de expansão de negócio, mas alguns tópicos não podem faltar, independentemente da forma que você escolher fazer essa tarefa.
Neste conteúdo você conhecerá os seis pontos que precisam estar presentes em seu estudo para que você tenha dados o suficiente para tomar uma decisão estratégica e certeira. Afinal, nenhuma empresa quer perder tempo e dinheiro com a abertura de uma nova unidade que não dará lucros, certo?
Reúna todas as informações que você tem sobre o seu público-alvo e realize uma pesquisa sobre as pessoas que moram ou passam na região potencial para a expansão do negócio. Coloque esses dados lado a lado.
Os dados demográficos serão especialmente importantes para entender se os consumidores do novo local estão alinhados com o público-alvo da sua empresa. Atente-se às informações como faixa etária e poder aquisitivo.
O dado que informa a População Economicamente Ativa (PEA Dia) diz respeito a todos os trabalhadores formais ou informais e pessoas com algum tipo de renda (aposentados, pensionistas e outros) que frequentam a região estudada.
A partir dessa informação é possível ter um olhar estratégico sobre o dinheiro que circula no local.
O potencial de consumo foge um pouco da questão da renda e avalia quanto as pessoas do local estão dispostas a gastarem por ano, separado por categorias de produtos/serviços.
Essa informação é importantíssima, já que demonstra com o que o público gasta e se a sua categoria de produto está inclusa.
Estar próximo a polos geradores de tráfego pode ser muito eficiente para fazer com que a sua nova unidade sempre esteja rodeada de pessoas que possam se interessar pelos seus produtos.
Os chamados polos geradores de tráfego são estabelecimentos que apresentam um grande fluxo de pessoas a todo momento, já que vendem itens essenciais, como farmácias e supermercados. Pesquise se a região da nova unidade conta com algum comércio desse tipo e se é possível estar perto de algum.
A área de influência tem a ver com o caminho que os clientes estão dispostos a percorrerem para consumir determinado produto.
Por exemplo, uma pessoa que prefere pegar algum transporte para ir tomar um café em outro bairro, mesmo que perto de sua casa tenha uma padaria. Isso tem a ver com o valor agregado do produto e da marca.
Estude sobre o comportamento do seu público, entenda a sua área de influência e adicione esse dado em seu planejamento.
É claro que o estudo da concorrência não pode ser deixado de lado. É importante se atentar a quais dos seus concorrentes já estão presentes na região, de que forma e se faz sentido abrir uma nova unidade mais próxima ou distante desses players.
Agora você já tem todas as informações essenciais para iniciar o estudo e planejamento da expansão do seu negócio!
Esse é um tema longo que entram muitas outras vertentes e, por isso, se você tem interesse em estudar sobre o assunto, a Best Center recomenda um material gratuito desenvolvido pela empresa.
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