28/10/2022 por Best Center
6 min
Quem atua na área de expansão de negócios sabe que é preciso ser extremamente estratégico para fazer as escolhas certas e garantir o sucesso dos futuros franqueados e da própria marca. Estar de olho nas tendências do mercado é um dos pontos essenciais para obter esse resultado.
Nesse cenário, falar em strip malls não é necessariamente uma novidade: esse tipo de centro comercial é apontado como uma tendência no país, impulsionada pela pandemia.
Mas, afinal, quais são os diferenciais que podem fazer com que grandes marcas queiram ter unidades neste modelo de empreendimento? É isso que buscamos responder neste conteúdo.
O primeiro passo para entender o que tem feito strip malls chamarem tanta atenção é compreender melhor como eles são estruturados. Em resumo, o termo strip mall é relacionado a “centros de conveniência” no Brasil, o que realmente faz sentido se pensarmos que um dos objetivos desse tipo de empreendimento é facilitar as compras do dia a dia.
Porém vale a pena analisarmos o termo de forma mais detalhada. A palavra “strip“, traduzida de forma literal, significa “faixa” ou “linha”. Já a palavra “mall”, por si só, já significa centro comercial ou shopping center.
Então, uma das características de um strip mall é, de fato, a forma como sua estrutura está disposta: uma faixa/linha de lojas, uma ao lado da outra.
Para ficar mais fácil de entender, você pode olhar para espaços comerciais como o da foto acima. Esse é o Best Center Pirassununga, que assim como outros empreendimentos da Best Center, têm essa estrutura.
Após entender como é um centro de conveniência, você pode pensar que ele parece um mini shopping center. Não é bem assim!
Para começar, esses centros comerciais normalmente ficam em ambientes abertos, cada um com fachadas próprias, muitas vezes com visibilidade para o público que passa pela região.
Outro fator importante é que o preço de aluguel e condomínio nos strips malls são bem mais baratos do que em shopping centers. Isso tem feito com que empreendedores se interessem bastante por eles — ou seja, esses novos centros comerciais também precisam estar no radar de quem cuida da expansão de negócios.
É importante ressaltar que existe uma grande diferença de propósito: é comum sabermos de alguém que precisava comprar algo e teve que ir ao shopping. Na grande maioria dos casos, essa pessoa se planeja para isso, sabe que pode ficar horas lá dentro e, muitas vezes, até considera como um passeio.
Já no caso dos strip malls, a ideia é que as pessoas os vejam como locais práticos, nos quais é possível parar para resolver necessidades imediatas, como fazer uma compra no mercado, pegar um remédio na farmácia, buscar a ração para o pet, escolher um presente ou fazer um lanchinho.
Não é possível considerar que abrir lojas em centros de conveniência é como abrir em lojas de rua. A principal diferença nesse caso também está relacionada à estrutura em si e à segurança gerada por ela.
No caso da Best Center, por exemplo, os empreendimentos contam com monitoramento feito por meio de câmeras, estacionamentos e ambientes pensados em tornar a experiência do consumidor prática e agradável.
Outro importante diferencial é que esses centros comerciais contam com um mix de lojas complementares, que geram fluxo de clientes que vão de uma para outras. Tudo isso alinha-se à visão estratégica das incorporadoras responsáveis pelos strip malls.
As incorporadoras responsáveis pela construção e/ou manutenção de centros de conveniência precisam pensar em todos os detalhes desses ambientes. Toda a estrutura citada anteriormente já deixa isso claro, mas também podemos ter como exemplo a questão da localização.
Incorporadoras com visão estratégica estão de olho em cidades com potencial de crescimento. Podemos citar a Best Center como exemplo mais uma vez, já que o seu modelo de negócio focado em conveniência impulsionou as vendas de serviços e varejo no interior paulista.
E esse cuidado vai além. É preciso garantir que cada empreendimento esteja em uma localização com fluxo significativo de pessoas. Por isso, é bastante comum que eles estejam próximos a ruas ou avenidas com grande fluxo de carros, grandes condomínios residenciais, faculdades ou universidades, entre outros exemplos.
Essa estratégia também vai de encontro com as tendências de consumo. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 84% dos consumidores preferem comprar perto de casa.
Por isso, a escolha do local envolve estudos profundos de mercado, o que, além de garantir bons resultados para os centros comerciais, também colabora muito com o trabalho de quem olha para a expansão de negócios.
Se as vantagens ficaram claras, você já deve ter percebido que na hora de expandir uma marca e/ou propor a abertura de novas franquias, vale a pena olhar para esse modelo de empreendimento.
A Best Center vê como propósito levar conveniência para as compras do dia a dia. Como a empresa se preocupa em desenvolver centros comerciais para quem procura facilidade e agilidade para realizar suas compras, ela contribui também para a expansão de negócios.
Mais do que simplesmente administrar centros comerciais, a empresa acredita no potencial dos strip malls como espaços que dão mais visibilidade a diferentes negócios e, consequentemente, impulsionam vendas.
Proprietária de mais de 50 empreendimentos distribuídos em diversas cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Best Center conta com a presença de grandes marcas de diversas redes de supermercados, fast-food, farmácias e até lojas de departamentos.
A página de cada um dos empreendimentos da Best Center conta com informações importantes para quem quer fazer um negócio crescer, como dados sociodemográficos e perfil de consumo das regiões nas quais os centros comerciais estão inseridos.
Esteja com a empresa líder no desenvolvimento e gestão de centros de conveniência. Conheça agora mesmo todos os strip malls da Best Center, confira as informações necessárias para encontrar o ideal para a expansão do seu negócio.