27/03/2024 por Best Center
5 min
Os primeiros meses de 2024 trouxeram boas notícias para o mercado de franquias no Brasil. Isso porque, recentemente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os resultados do setor — que, por sinal, foram extremamente positivos.
Fizemos um compilado das informações divulgadas pela ABF para te ajudar a entender melhor o cenário do franchising no país e as oportunidades para quem deseja entrar no segmento ou expandir sua atuação. Boa leitura!
De acordo com a ABF, o mercado de franquias no Brasil atingiu R$ 240,662 bilhões de faturamento em 2023, uma variação nominal de 13,8% em relação ao ano anterior.
O resultado superou o crescimento apontado nas projeções (entre 9,5% e 12%) e, se comparado aos números de 2019, ano que antecedeu a pandemia, o crescimento foi de 28,9%.
Um dado muito importante é que todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023, se comparado ao ano anterior. Entretanto, três segmentos se destacaram:
➜ Alimentação – Food Service
Crescimento: 17,9%
Fatores que influenciaram:
➜ Saúde, Beleza e Bem-Estar
Crescimento: 17,5%
Fatores que influenciaram:
➜ Hotelaria e Turismo
Crescimento: 16,4%
Fatores que influenciaram:
A melhora no quadro macroeconômico influenciou direta e positivamente no franchising, isso inclui a inflação menor, a retomada do emprego e o PIB positivo. Mas outros fatores também colaboraram com o setor.
No 4º trimestre de 2023, o franchising apresentou um crescimento nominal de 14,2% no faturamento, o que representa um aumento de R$ 63,8 bilhões para R$ 72,8 bilhões.
É importante lembrar que os três últimos meses do ano contam com datas que movimentam o varejo como um todo, como é o caso do Dia das Crianças, da Black Friday e do Natal.
Ainda de acordo com a ABF, as operações de franquias no Brasil também cresceram e motivaram o setor. O número total atingiu 195.862, ou seja, 6,2% a mais do que em 2022.
Além disso, a ABF identificou um recorde em seu histórico quando o assunto são as novas marcas que adotaram o franchising como modelo de negócios. Foram identificadas 3.311 novas redes de franquia.
O número acima também gerou outro recorde, dessa vez, relacionado à quantidade de pessoas contratadas. Ao todo, foram 1.701.726 novos empregos diretos, uma expansão de 7,1%.
A ABF também atribui o desempenho positivo às melhores práticas e aos aprendizados aprimorados nos últimos anos — tanto relacionados aos processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede.
O progresso da digitalização em diferentes frentes também colaborou para o avanço nos resultados. Inclusive, dá para notar que a realização de negócios totalmente virtuais já faz parte da realidade das franquias.
A omnicanalidade, integração dos canais de comunicação e vendas — físicos e digitais — de uma empresa e a utilização de novos formatos também foram vistos como pontos que estimularam o crescimento do franchising.
Em 2023, o volume de redes de franquias no Brasil aumentou acima do que a ABF havia projetado.
Conforme dados da associação, a indústria do franchising nacional teve uma alta de 7,6% — índice que é quase o dobro do crescimento projetado. Dessa forma, a média de unidades por rede foi de 59.
Enquanto cada vez mais marcas entram para o mundo do franchising e usam o modelo como estratégia de expansão, algumas já se consolidaram entre as maiores franquias do Brasil.
A ABF divulgou um ranking com as 50 maiores franquias do Brasil, entre elas estão grandes nomes que você já deve conhecer. Abaixo você confere as marcas que ficaram no top 10:
A associação também divulgou um ranking com as maiores microfranquias do Brasil, conheça 10 delas: market4u, Prudential, Seguralta, Kumon, Credfácil, É Seguro Corretora, Touti, Ceopag, Emive Franchising e Linx.
As projeções realizadas pela Associação Brasileira de Franchising são positivas para quem atua ou deseja atuar no mercado de franquias.
Acredita-se que em 2024 o setor mantenha o ritmo favorável, por isso a ABF espera o seguinte cenário para este ano:
Se você já investe nesse modelo de negócios e deseja expandir ou pretende entrar para o mundo do franchising neste ano, lembre-se que uma das características mais importantes para ter uma franquia de sucesso é escolher um lugar estratégico para abrir suas unidades.
A Best Center — maior incorporadora e administradora de centros de conveniência no Brasil — tem as melhores soluções em pontos comerciais.
São mais de 50 empreendimentos, localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e todos eles oferecem inúmeras vantagens, entre elas:
🔹Localização estratégica
🔹Estrutura de qualidade
🔹Ambiente seguro
🔹Mix de lojas que se complementam
🔹Custo-benefício vantajoso
🔹Equipe de gestão altamente qualificada
Acesse o nosso site e conheça todos os centros de conveniência presentes em nosso portfólio.