21/06/2023 por Best Center
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Já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são uma importante ferramenta para o varejo, pois impulsionam as vendas por meio da persuasão. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Em outros conteúdos sobre o varejo, a Best Center já abordou estratégias e técnicas de vendas que podem potencializar o desempenho da sua empresa.
Nesse artigo a ideia é focar especificamente na forma como sua marca desperta o desejo de compra em seus clientes.
Se você acredita que oferecer um bom produto ou serviço é o suficiente para ter bons resultados, esse conteúdo te mostrará que é possível ir além ao utilizar uma comunicação estratégica.
Primeiramente, é preciso explicar esse conceito. De acordo com a Zendesk, gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe e que levam uma pessoa a decidir algo.
De forma resumida, com essa técnica é possível impulsionar tomadas de decisão por meio de argumentos de convencimento.
Existem diversos tipos de gatilhos mentais, neste conteúdo você conhecerá alguns e entenderá como construir um discurso com eles.
Além de aumentar as vendas, os gatilhos mentais trazem muitos benefícios para as empresas.
Entre eles estão a capacidade de chamar atenção das pessoas e atrair mais clientes. Assim como a oportunidade de inovar na abordagem, quebrar objeções e se diferenciar em meio à concorrência.
Com essa técnica, o lojista ainda consegue aumentar a percepção de valor sobre o produto ou serviço oferecido e transmitir mais segurança aos consumidores.
Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais e qual a importância deles para as vendas, é hora de conhecer aqueles que você pode usar na comunicação da sua empresa.
Esse é um dos mais relevantes gatilhos mentais quando o objetivo é validar as qualidades de um produto, serviço ou até mesmo da marca como um todo.
Para usá-lo há dois caminhos, no primeiro é preciso atrelar sua empresa a uma autoridade no assunto, o que dará mais credibilidade para sua solução.
A outra opção é posicionar o seu negócio como autoridade no assunto e mostrar aos seus clientes que sua marca entende do que está falando.
Nesse tipo de gatilho mental, a ideia é mostrar que muitas pessoas estão interessadas no que você vende e, por isso, há poucas unidades, poucas vagas, poucos ingressos, etc.
Portanto, para garantirem seu produto ou serviço, os consumidores devem agilizar a compra.
É importante, também, reforçar que se trata de uma grande oportunidade, mas que ela é limitada.
Esse é um dos gatilhos mentais mais usados no varejo. Para colocá-lo em prática o lojista deve destacar que uma determinada oferta tem tempo limitado.
Para o argumento ser ainda mais relevante, é fundamental destacar o que as pessoas perdem ao não aproveitar aquela oportunidade apresentada.
Ao mostrar os prejuízos de não comprar determinada solução, a tendência é que as pessoas apressem a compra.
A prova social consiste em mostrar para o seu público-alvo que outras pessoas já conhecem seu produto ou serviço e o aprovam.
Para isso, você pode usar depoimentos dos clientes, avaliações em plataformas online e comentários em redes sociais.
A tendência é que as pessoas se sintam mais seguras ao ver outros consumidores validando o que sua empresa vende.
Entre os gatilhos mentais, é preciso destacar o de exclusividade, que faz cada consumidor se sentir único.
Seja com um desconto singular ou com um produto personalizado de acordo com as preferências do cliente, essa sensação de ser especial impulsiona vendas.
Além disso, fazer as pessoas desfrutarem de um atendimento exclusivo colabora com a fidelização dos clientes.
Nesse caso, a ideia é mostrar um novo produto ou serviço que, de alguma forma, pode beneficiar o consumidor.
Pode ser também uma atualização na solução que já é oferecida, de forma que ela entregue ao consumidor algo além do que ele já está acostumado.
Com esse gatilho, a percepção sobre a mercadoria também é alterada, isso cria um desejo nas pessoas de terem aquela novidade, devido aos atributos apresentados.
Esse gatilho consiste em mostrar para o cliente que existe um inimigo em comum entre ele e a empresa.
Algumas marcas têm como inimigo o preço alto, a burocracia nos procedimentos ou até mesmo a falta de inovação.
Ao usar esse gatilho mental você criará uma conexão com o seu público-alvo e aumentará as chances dele se identificar com seu produto ou serviço.
A antecipação é utilizada justamente para criar expectativas nas pessoas sobre algo que será lançado em breve.
Assim, você prepara seu público e gera curiosidade sobre o que está por vir e, dessa forma, aumenta o desejo de compra.
Com esse gatilho você pode, inclusive, pedir que seu público se inscreva em um pré-lançamento para ter acesso à novidade em primeira mão.
Nesse conteúdo foi possível compreender as estratégias de comunicação com base nos gatilhos mentais.
Mas existe outra estratégia muito importante para quem atua no varejo: o geomarketing.
Você sabe o quanto a localização de uma loja impacta nos resultados do seu negócio? A resposta se resume em uma palavra: muito!
Com o geomarketing é possível encontrar as melhores oportunidades de negócio quando o assunto é ponto comercial.
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