13/10/2022 por Best Center
5 min
O mercado de franquias brasileiro segue em recuperação significativa. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor obteve crescimento de 16,8% se comparado ao mesmo trimestre de 2021.
Esse e outros números levantados pela associação fizeram com que ela mudasse a projeção de crescimento de faturamento para 2022 com uma visão ainda mais otimista, com a alteração de 9% para 12%.
Neste conteúdo, serão apresentados alguns dos dados relevantes divulgados pela instituição para que você tenha mais clareza sobre o cenário atual. Continue a leitura e confira.
Em 2021, diversos setores iniciaram suas recuperações após um período crítico. Foi possível ver um crescimento bastante expressivo no faturamento das franquias se comparado a 2020, ano de maior impacto negativo no mercado gerado pela crise sanitária.
Mas para quem está de olho no mercado de franquias, é ainda mais positivo ver que o crescimento não parou e, neste ano, o setor seguiu em alta. O faturamento do segundo trimestre de 2021 foi de R$ 41,140 bilhões, enquanto o mesmo período de 2022 alcançou R$ 48,052 bilhões.
Se olharmos para o primeiro semestre desses mesmos anos, também há registro de crescimento do faturamento: o valor de R$ 81,021 bilhões em 2021 foi para R$ 91,432 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 12,9%.
Os resultados dos próximos meses servirão para que seja possível ter uma perspectiva ainda melhor do que está por vir, mas o setor já tem muito o que comemorar. E se engana quem pensa que os comparativos são positivos só se considerarmos os números a partir de 2020.
Quando os negócios começaram a retomar seu crescimento depois do baque causado na economia, o foco de diversos setores era conseguir alcançar novamente os números de 2019, o que constataria a recuperação efetiva deles. E os dados da ABF mostram que o mercado de franquias já conseguiu!
O faturamento do segundo trimestre de 2019 foi de R$ 43.122 bilhões, número 11,4% menor que os R$ 48.052 bilhões alcançados no mesmo período de 2022. A comparação semestral também é válida, já que no primeiro semestre de 2019 o faturamento foi de R$ 84.586 bilhões, e o saldo do mesmo período de 2022 foi 8,1% maior.
Também é importante ressaltar que o público tem voltado a frequentar mais as lojas físicas e essa retomada impacta diretamente nas projeções positivas. O setor tende a crescer cada vez mais!
Outro ponto que reforça o cenário positivo do mercado de franquias é que, de acordo com a ABF, todos os segmentos do setor cresceram. Serão destacados aqui os com maior variação positiva no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Confira na imagem abaixo.
Com todos os dados apresentados, fica claro que esse é um bom momento para negócios pensarem em expansão. Por isso, é importante destacar aqui alguns pontos essenciais para que empresas cresçam com qualidade no mercado de franquias.
Nunca deixe de lado o plano de expansão. É a partir dele que a estratégia de crescimento do seu negócio ficará mais alinhada, o que também fará com que você evite desperdiçar tempo e dinheiro. Lembre-se, por exemplo, que não é estratégico abrir uma franquia da sua marca simplesmente pela alta demanda. Seja cauteloso.
Quem quiser ter uma franquia da sua marca deve ter valores e cultura que façam sentido para seu negócio. Pode ser preciso, por exemplo, traçar etapas do processo de seleção para manter o padrão de qualidade. Reunimos algumas dicas neste blogpost sobre perfil do franqueado.
Pesquisas de mercado são feitas constantemente e servem como guia fundamental para expansão de negócios. Quer um exemplo? De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, oito em cada 10 brasileiros preferem comprar perto de casa. Então, é importante olhar para localização das franquias para obter espaços com grande volume de residências ou alto fluxo de pessoas.
A Best Center é líder no desenvolvimento e gestão de centros de conveniência e todos eles ficam em pontos estratégicos, com alto potencial de desenvolvimento econômico.
A empresa considera estatísticas importantes sobre as regiões em que atua, como você pode conferir nas páginas de cada empreendimento. Assim, franqueados e franqueadores podem optar por um espaço que já leva em conta as melhores estratégias de mercado.
Vale ressaltar também que quem tem uma loja em um centro de conveniência da Best Center conta com uma equipe profissional que gere o empreendimento, segurança e monitoramento por câmeras.
Por essas e outras características, a Best Center já tem colaborado na expansão da marca de diversas empresas. Saiba mais sobre os empreendimentos: