Mercado de proximidade: um modelo de negócio que é tendência no varejo

27/08/2024 por Best Center

4 min

Os consumidores estão em busca de conveniência e o mercado de proximidade é uma solução que surgiu para suprir essa necessidade. Também conhecido como varejo de proximidade e mercado de vizinhança, esse é um modelo de negócio que tem se espalhado pelo país e feito muito sucesso.

Entre os negócios que adotaram essa estratégia, podemos encontrar mercados, farmácias, pet shops e academias, por exemplo. Mas, independentemente do segmento, a premissa básica do mercado de proximidade é estar próximo da casa ou do trabalho de seus clientes.

 

Minuto Pão de Açúcar

 

Principais aspectos do mercado de proximidade

O varejo de proximidade é caracterizado por 4 principais aspectos, são eles: localização estratégica, conveniência e praticidade, mix de lojas adequado e segurança / estacionamento.

Localização estratégica ➜ O lugar deve ser de fácil acesso para quem mora ou trabalha na região. Além disso, é importante considerar um local que tenha um bom fluxo de pessoas.

Conveniência e praticidade ➜ A conveniência é a essência do mercado de proximidade. Afinal, os consumidores estão em busca de estabelecimentos que otimizem suas compras.

Mix de lojas adequado ➜ Um mix de lojas diversificado colabora para atrair e fidelizar consumidores, pois possibilita que eles encontrem tudo o que precisam em um só lugar.

Segurança e estacionamento ➜ A segurança do local é um dos fatores priorizados pelos clientes. Espaços com sistemas de segurança e estacionamento permitem que eles façam as compras tranquilamente.

 

Aspectos sobe mercado de proximidade

O papel dos strip malls nesta tendência

Os strip malls, também conhecidos como centros de conveniência, oferecem exatamente o que o mercado de proximidade necessita. Além da localização estratégica, eles são pensados para proporcionar praticidade aos clientes.

A Best Center — maior incorporadora e administradora de centros de conveniência no Brasil — tem como propósito trazer conveniência para as compras do dia a dia. Ou seja, é o lugar ideal para quem investe no mercado de proximidade. Confira outras vantagens que os strip malls da empresa oferecem:

 

Estrutura de qualidade

Todos os nossos centros comerciais têm, como padrão, uma estrutura pensada para que os lojistas e clientes se sintam confortáveis e seguros. Os empreendimentos oferecem um ambiente agradável para as compras e são monitorados por câmeras.

 

Recíproca geração de fluxo

Nossos centros de conveniência contam com várias lojas e serviços complementares, o que atrai um público diversificado e, como consequência, aumenta o tráfego de clientes entre as lojas.

 

Possibilidade de expansão

Contamos com 45 empreendimentos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Como o mercado de proximidade é um modelo de negócio em ascensão, é possível verificar a disponibilidade de expandir em um de nossos centros comerciais.

 

Custo-benefício vantajoso

Se comparado aos shoppings, por exemplo, os strip malls têm um aluguel mais acessível. Além disso, os custos de condomínio são arrecadados por meio de rateio entre todos os locatários, o que reduz as despesas operacionais.

 

Equipe altamente especializada

Contamos com uma equipe profissional que realiza a gestão dos empreendimentos e auxilia nas solicitações de cada locatário. Dessa forma, os lojistas podem focar no sucesso de seus negócios, sabendo que têm o suporte de um time dedicado e competente.

grandes marcas no Best Center

Saiba mais sobre a Best Center 

Presente há mais de dez anos no mercado, a Best Center se consolidou como líder no desenvolvimento e gestão de centros de conveniência.

Nossos centros comerciais são desenvolvidos para oferecer a comodidade e segurança de um shopping associada à visibilidade e à praticidade das lojas de rua.

Acesse o nosso site e conheça os empreendimentos com lojas disponíveis.

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