22/02/2022 por Best Center
6 min
Entre um centro de conveniência, um shopping center ou uma loja de rua, qual deve ser o melhor ponto para a localização da sua loja? É exatamente essa questão que pode definir o sucesso do seu negócio.
E quando a hora de decidir sobre a localização certa para seu estabelecimento chega, é inevitável levantar alguns pontos que o ano pandêmico de 2020 trouxe, tanto para comerciantes, quanto para consumidores.
Durante a pandemia, muitos brasileiros mudaram seus hábitos de consumo, se adaptando à nova realidade, e uma das mudanças mais expressivas foi a redução de gastos e a prática de pensar melhor antes de realizar suas compras.
Com o isolamento social, comerciantes precisaram procurar alternativas para manter seus negócios ativos e fazer com que seus produtos ou serviços chegassem ao público — e o e-commerce foi uma das soluções para isso.
Porém, não é apenas nas vendas online que o mercado sobrevive. Mesmo durante o isolamento, lojas de bairro, centros de conveniência ou lojas de rua passaram a ter um papel ainda mais fundamental para os consumidores.
E com a redução das medidas restritivas, cada vez mais pessoas estão voltando a fazer compras em estabelecimentos físicos.
Por isso, é importante analisar bem quando o assunto é escolher o melhor local para abrir sua loja em 2022.
Começando pelos estabelecimentos mais comuns de se pensar quando a palavra “loja” vem à cabeça, os shoppings e as lojas de rua trazem vantagens e desvantagens para os comerciantes.
Tomar essa decisão pode variar muito de acordo com o tipo de produto ou serviço que sua loja vai oferecer, uma vez que cada nicho tem sua particularidade.
Uma das maiores vantagens do shopping é o fluxo de pessoas que ele comporta diariamente. Se uma pessoa se desloca até um shopping center, provavelmente está pensando em comprar algo e pode ser induzida a comprar outras coisas.
Outra grande vantagem é a função híbrida que os shoppings possuem: é possível entrar no site de uma loja, comprar virtualmente o produto, e apenas ir retirar na loja física.
A infraestrutura oferecida normalmente engloba segurança, limpeza, praça de alimentação, banheiros e estacionamento.
Já na parte das desvantagens, a que mais deve ser levada em consideração é o custo do aluguel. A vantagem da infraestrutura bate de frente com esse ponto porque, quanto melhor ela for, mais caro vai ser alugar a loja, pagar condomínio e o fundo de promoção.
Não é por acaso que, em 2021, desafios como a pandemia e a inflação trouxeram reajustes de aluguéis para os lojistas, fazendo os valores de suas locações subirem e tornando mais difícil se manter estável em seus negócios.
Por outro lado, existe o comércio de rua, que é a opção para aqueles que acham os preços dos aluguéis dos shoppings muito caros, ou para comerciantes que procuram uma nova experiência nos negócios.
Começando com as vantagens, a maior delas é o menor custo de aluguel – comparado ao shopping.
Outra vantagem que faz as lojas de rua valerem a pena para os comerciantes é que eles conseguem fidelizar um maior número de clientes.
Isso acontece porque a frequência de visitação nos comércios externos são maiores do que em shoppings, onde o cliente pode passar apenas uma vez e depois decidir visitar outro centro de compras.
Ao pensar na maior facilidade para o cliente, atualmente as lojas de rua também têm se preocupado com o posicionamento digital e começaram a oferecer, entre suas vantagens, a possibilidade de compras online serem retiradas presencialmente.
Sobre as desvantagens, uma que poucos devem pensar são as mudanças climáticas. Em dias chuvosos, poucos clientes gostam de ir às lojas de rua, uma vez que o trânsito começa a aumentar e pode ser necessário caminhar na chuva até chegar à loja.
Outra desvantagem é a dificuldade na hora de estacionar seu veículo, muitos consumidores se locomovem até o local que vão realizar suas compras usando carro. Porém isso pode ser contornado pelas corridas por aplicativos.
Além disso, existe a questão da segurança. Muitas vezes, a falta de policiamento traz prejuízos para os lojistas, como as constantes tentativas de assaltos e os danos que as lojas sofrem.
O centro de conveniência – também conhecido como Strip Mall – já era tendência nos Estados Unidos, e há algum tempo começou a ganhar popularidade no Brasil também.
Isso porque todo bom brasileiro gosta de ter mais facilidade e agilidade na hora de realizar suas compras cotidianas. E o centro de conveniência oferece isso.
O centro de conveniência reúne uma mistura de vantagens dos shoppings centers com a facilidade do ponto comercial das lojas de rua.
Abrir sua loja em um desses espaços têm custos mais baixos e possuem uma infraestrutura tão eficaz quanto as dos shoppings centers.
Outra vantagem que faz o centro de conveniência ser uma junção dos dois estabelecimentos citados acima é que, por ser um comércio de vizinhança, a fidelização de clientes é praticamente garantida.
E também todas as lojas que estão dentro desses centros comerciais fazem parte de um mix de opções para suprir as necessidades dos consumidores diariamente.
Outro ponto que faz os centros de conveniência serem parecidos com um shopping center e com uma loja de rua é a função híbrida citada anteriormente. Nesses comércios também é possível realizar compras online e fazer a retirada nas lojas físicas.
E as expectativas destes centros são cada vez mais positivas, não apenas na região Sudeste do Brasil, que engloba grandes capitais como São Paulo, mas também no Nordeste.
E não poderia ser diferente, uma vez que o centro de conveniência traz lojas que são soluções para as necessidades do dia a dia, como farmácias, restaurantes, supermercados, academias, e muito mais, em locais estratégicos em vias de grande fluxo.
Um exemplo de empresa que possui os centros de conveniência mais bem sucedidos do Brasil é a Best Center. Com diversos centros espalhados em pontos estratégicos, ela assume a liderança no mercado.
Por isso, apostar em ser lojista da Best Center pode ser uma escolha que trará diversos benefícios aos seus negócios, como aumento nos lucros e maior visibilidade no mercado comercial.
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Além de decidir em qual estabelecimento você terá mais vantagens na hora de abrir sua loja, porque não ir além e entender onde exatamente é um ponto estratégico para seu comércio?
Saiba onde estão seus concorrentes, onde seu público consumidor se concentra, se o local que você escolheu é perto ou de fácil acesso aos seus fornecedores e muito mais. Como fazer isso? Utilize estudos sobre o Geomarketing.
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