20/10/2023 por Best Center
5 min
A Black Friday 2023 vem aí! Neste ano, o evento responsável por estimular as vendas no varejo acontece no dia 24 de novembro e promete ser uma grande chance para as lojas aumentarem o faturamento.
A Black Friday, que teve sua primeira edição no Brasil há treze anos, virou tradição e é muito aguardada ao longo de todo o ano — tanto pelos varejistas quanto pelos seus clientes.
Se para os consumidores a data representa uma oportunidade única de aproveitar grandes descontos, para os empreendedores esse é um bom momento para potencializar o desempenho financeiro.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos para incentivar as vendas no comércio. As lojas buscavam uma forma de vender os produtos que estavam parados em estoque para poderem iniciar as preparações das vendas de Natal.
Foi nos anos 90 que a ação se popularizou, mas somente nos anos 2000 a Black Friday se tornou uma grande potência no país.
No Brasil, o movimento começou em 2010, quando 50 lojas varejistas decidiram participar da ação que, no primeiro momento, ocorreu somente no meio digital. Mas deu tão certo que as lojas físicas logo quiseram aderir à estratégia.
As perspectivas para a Black Friday 2023 são positivas e as pesquisas podem comprovar isso. Continue a leitura para conferir todos os detalhes e ter acesso a dicas relevantes para elevar os resultados da sua loja em novembro.
De acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2023, 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday 2023. Esse é o maior índice entre as classes analisadas.
O estudo também indica que quase 50% das pessoas se preparam para o evento. Isso inclui se inscreverem em listas vip, baixarem o app da loja com antecedência, entre outras ações para aproveitar melhor as ofertas.
A pesquisa ainda indica que 81% disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante.
Os lojistas também estão empolgados com a ação. O Relatório da Black Friday 2023 indica que 68,8% das lojas que pretendem vender na data esperam faturar mais neste ano do que em 2022.
E também tem quem está chegando agora: 25% dos lojistas irão participar da sua primeira Black Friday.
As lojas físicas se mostram muito relevantes quando o assunto é Black Friday 2023.
Ao analisar os principais motivos de compra por formato, levantados no estudo mencionado acima, é possível entender por que elas são muito procuradas ao longo do evento. Confira:
Diferentes fatores influenciam na escolha de qual loja física comprar na Black Friday 2023.
É preciso estar atento a eles para elaborar estratégias de atração de clientes ainda mais assertivas.
Entre os produtos que as pessoas pretendem comprar na Black Friday deste ano, os smartphones estão na liderança do top 10.
Seguidos por calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, computadores e fones de ouvido.
Mas a pesquisa listou também outros itens que estão no radar dos consumidores, veja:
A Black Friday está diretamente ligada à economia, é por esse motivo que as pessoas aguardam até novembro para terem acesso a vantagens singulares.
Preço e porcentagem de desconto são — indiscutivelmente — os fatores que mais atraem os clientes. Mas existem outros motivos que devem estar no radar dos lojistas, veja quais são eles:
É de inserir ou aproximar? Essa pergunta será feita com muita frequência ao longo da Black Friday 2023. Afinal, de acordo com Panorama do Consumo 2º Semestre 2023, o cartão é o principal meio de pagamento citado.
No gráfico abaixo é possível ver outras opções citadas e como o interesse por elas oscilou de 2022 para 2023:
Para aproveitar ao máximo a Black Friday 2023 e alcançar excelentes resultados, é preciso estar atento a alguns pontos muito relevantes. Para te ajudar a conferir se está tudo alinhado, confira esse checklist que a Best Center preparou:
Para se manter informado sobre assuntos importantes do varejo, acompanhe o Blog da Best.
Nele você poderá acessar conteúdos valiosos que podem colaborar com o planejamento de estratégias para sua loja.