23/09/2022 por Best Center
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Manter o padrão de qualidade das franquias é fundamental para garantir o sucesso do negócio como um todo. Para isso, é preciso fazer uma gestão de franquias eficiente e entre as boas práticas dessa administração está a definição do perfil do franqueado ideal.
O perfil do franqueado ideal reúne as principais características que a empresa busca nos empreendedores que administrarão as demais unidades. E para traçar esse perfil é preciso considerar alguns fatores específicos de cada franqueadora.
Entretanto, alguns aspectos gerais devem ser considerados em todos os perfis. São eles:
Para que a expansão do negócio proporcione resultados positivos é preciso ter muita cautela ao escolher os franqueados. Afinal, eles devem estar sempre alinhados à estrutura da empresa e manter o padrão de qualidade da rede.
Portanto, o primeiro passo é listar quais características você considera relevantes para os novos franqueados.
Alguns segmentos necessitam que eles sejam ativos na gestão interna, já outros demandam que eles estejam no balcão realizando as vendas. Tudo depende das particularidades de cada franqueadora.
Mas o fato é que a definição do perfil do franqueado ideal irá colaborar para que o padrão de qualidade seja mantido e facilitará a relação entre o franqueador e o franqueado.
Após analisar todos os fatores e traçar o perfil do franqueado, o processo de seleção, que será detalhado abaixo, se tornará muito mais claro e efetivo.
Com o perfil do franqueado pronto, é hora de partir para a seleção. Para escolher bons franqueados, é importante que eles passem por algumas etapas ao longo do processo seletivo.
Dessa forma, é possível conhecer melhor os candidatos e escolher aqueles que realmente estão aptos para se tornarem franqueados do negócio.
Conheça as etapas fundamentais:
O candidato tem acesso às informações referente à franquia, entre elas, as características do negócio e o valor do investimento. Caso haja interesse, ele entrará em contato para ter mais informações. Nessa etapa, é importante disponibilizar um formulário para que ele preencha com informações básicas.
Nesse momento, o franqueador apresenta a marca e explica como a empresa funciona. É nessa etapa que o candidato a franqueado pode tirar todas as suas dúvidas, por isso, o franqueador deve se mostrar disponível para esclarecer tudo que for necessário.
Nessa etapa, o candidato deve comprovar algumas informações, principalmente, àquelas relacionadas ao fator financeiro. Na entrevista, é normal que haja também alguns testes e análise do perfil psicológico. Tudo isso para garantir que o possível franqueado está apto para gerir a franquia.
Se a entrevista trouxe resultados positivos e o candidato segue interessado na franquia, o franqueador deve disponibilizar a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento obrigatório para esse modelo de negócio, onde estão presentes as informações referentes ao investimento.
Essa é a oportunidade do candidato vivenciar a rotina da franquia, portanto, ele atuará como gerente por alguns dias. Nessa etapa, o possível franqueado verá de perto os desafios do negócio e o franqueador se certificará se o candidato realmente está apto para assumir uma unidade.
Após passar por todas as etapas, chega o momento de reunir as informações e analisá-las. Caso o candidato seja aprovado, é marcada a reunião final para assinar o contrato. A partir daí, o franqueador e o franqueado começam a organizar tudo que é necessário para abrir a nova unidade.
É importante ressaltar que não é somente a escolha de bons franqueados que garante o sucesso de uma rede de franquias.
É primordial ter um planejamento completo e estratégias operacionais padronizadas para que o franqueado consiga replicar a qualidade da franquia em sua unidade. Continue a leitura para saber mais.
Anteriormente, foi ressaltada a importância de ter um perfil do franqueado ideal. Mas, para que ele atue de maneira correta e eficiente, é preciso ter um padrão a ser seguido.
A franquia, como já se sabe, consiste em um modelo de negócio em que o franqueador concede o direito de uso da sua marca para que os franqueados repliquem em uma nova unidade. E para que essa estratégia dê certo, o princípio básico é manter o padrão de qualidade da franquia.
Os clientes devem encontrar a mesma qualidade em todas as unidades e, caso isso não aconteça, não é só a imagem de uma loja que será manchada e sim de toda a franquia.
É aí que entra a padronização de processos, uma estratégia que colabora significativamente para que todas as atividades sejam executadas com qualidade e, como consequência, potencializa os resultados do negócio.
Com isso, todas as unidades terão a essência da empresa e contribuirão com o fortalecimento da marca. Outro ponto é que as equipes poderão trabalhar em sincronia visto que todos têm o mesmo embasamento para execução das tarefas.
Por isso, aqui vão algumas dicas para padronizar os processos e garantir a qualidade em todas as unidades:
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.
Nesse período, o faturamento passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Essa alta fez com que o setor voltasse ao mesmo patamar que estava antes da pandemia.
Esse dado positivo mostra que as franquias são uma excelente opção para franqueadores e franqueados. Entretanto, para realizar uma expansão eficiente, é importante considerar diversos fatores.
A Best Center pode colaborar nesse processo. Para isso, baixe o e-book gratuito sobre expansão de franquias: