16/01/2024 por Best Center
3 min
As oportunidades que um novo ano traz são como superofertas — não podem ser desperdiçadas! Mas para aproveitá-las da melhor maneira, é fundamental elaborar o seu planejamento estratégico para 2024.
Esse documento funcionará como um guia para orientar as ações executadas em sua empresa. Com ele será possível, por exemplo, otimizar os processos, tomar decisões mais assertivas e engajar a equipe em prol dos mesmos objetivos.
Se você ainda não sabe por onde começar, a Best Center te ajuda. Abaixo listamos os pontos que devem ser considerados na construção do seu planejamento. Confira!
Muitas pessoas se perguntam qual o melhor momento de elaborar o planejamento para um novo ano. A resposta é simples: o quanto antes.
Mas lembre-se que é importante ter os objetivos traçados já no primeiro mês de 2024 e garantir que toda a equipe tenha conhecimento sobre eles.
Para ter um planejamento estratégico efetivo, é preciso seguir algumas etapas, confira abaixo quais são elas.
Entenda o contexto
No primeiro momento, busque informações internas — sobre a sua empresa — e externas — sobre o mercado — para entender todo o contexto e elaborar um planejamento estratégico realista.
Consulte os resultados do ano que passou
Avaliar o desempenho do ano anterior colabora para identificar as estratégias que deram certo e podem ser repetidas em 2024, assim como as que deram errado e devem ser reavaliadas. Essas informações darão embasamento para a próxima etapa.
Defina metas e objetivos
Após ficar por dentro das informações mencionadas acima, é hora de estabelecer metas e objetivos. Eles devem ser claros, mensuráveis e sempre alinhados ao propósito da empresa.
Identifique possíveis riscos
Antecipe-se aos possíveis problemas que podem surgir e desenvolva estratégias, tanto para reduzir as possibilidades deles ocorrerem, como para resolvê-los caso eles realmente aconteçam, ou seja, um gerenciamento de crise. Assim, os impactos ao negócio serão minimizados.
Atente-se às datas sazonais
As datas sazonais são fundamentais para o varejo, pois proporcionam um maior volume de vendas, criam vínculos com os clientes e ainda fortalecem a imagem da marca. Por isso, considere-as em seu planejamento estratégico.
Organize a implementação de ações
Liste as ações que devem ser implementadas em cada etapa do planejamento estratégico, os recursos que serão necessários para colocá-las em prática, os responsáveis por cada uma delas e o prazo para execução.
Para se certificar que as estratégias serão colocadas em prática, defina indicadores de desempenho e faça avaliações regulares para assegurar que elas estejam alinhadas ao que foi estabelecido no planejamento estratégico.
Busque estar sempre próximo dos colaboradores e colha feedbacks sobre os processos. Essas atitudes são essenciais para identificar problemas e redefinir rotas sempre que necessário.
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