25/08/2023 por Best Center
4 min
Uma compra concretizada não significa que o vínculo com o cliente deve chegar ao fim. Muito pelo contrário! Investir no pós-venda colabora para que o relacionamento entre marca e consumidor seja duradouro.
A jornada de compra tem quatro fases e ao longo de todo o processo é muito importante garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível.
Mas para dar continuidade nesse ciclo e garantir que o consumidor volte a comprar em sua empresa, é preciso investir em estratégias de fidelização.
Nesse aspecto, o pós-venda é fundamental! Por isso, continue a leitura para saber mais sobre o tema e descobrir como aplicá-lo no varejo.
O pós-venda pode ser definido como um conjunto de ações que devem ocorrer após a finalização de uma compra.
Essa é a oportunidade da empresa se manter presente na vida do cliente e fazer com que a conexão continue ativa.
Assim, quando ele decidir realizar uma nova compra, lembrará da experiência positiva que teve com sua marca e poderá procurá-la novamente.
Antes de mencionar os benefícios de implementar essa estratégia, é necessário ressaltar que ela não deve ser encarada apenas como um diferencial.
O pós-venda, na verdade, precisa ser visto como um aspecto essencial para a sustentabilidade do negócio.
Dito isso, é hora de conhecer as vantagens que esse conjunto de ações pode proporcionar para o seu negócio:
➜ Melhora a reputação da marca
Ao manter o contato com os clientes e oferecer todo suporte necessário, a empresa passa a ser vista de maneira positiva pelo público, o que transmite segurança e gera credibilidade.
➜ Aumenta os comentários positivos
O marketing boca a boca é excelente para todo negócio. E quando o consumidor está satisfeito com a assistência prestada, tende a se tornar promotor da marca e influenciar outras pessoas a comprarem no mesmo lugar.
➜ Reduz a perda de clientes
Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um atual. Portanto, ao suprir todas as necessidades do consumidor, evita-se que ele busque soluções nos concorrentes.
➜ Potencializa o faturamento
O resultado de todas as vantagens mencionadas acima é o aumento do lucro. Isso porque além de reter seus clientes, a empresa ainda conquistará novos por meio da sua boa reputação no mercado.
Agora que você já sabe das vantagens que o pós-venda proporciona, é hora de saber como colocar essa estratégia em prática.
A seguir você conhecerá algumas dicas de pós-venda para aplicar em seu negócio. Confira:
As pessoas desejam ser tratadas como únicas e esse é um grande diferencial que fará um consumidor voltar a comprar em sua loja.
Seja no aniversário do cliente ou em datas sazonais, ofereça algum presente, como cupom de desconto, entrega grátis ou brinde.
Essa é uma forma de cultivar seus clientes e incentivar que eles continuem comprando em sua loja para ganhar vantagens.
Assim o cliente poderá tirar dúvidas sobre o produto adquirido e até mesmo buscar soluções complementares a ele.
Isso garante que o cliente não terá dificuldades ao entrar em contato com a marca quando necessitar.
Dar voz ao cliente após a venda é a melhor maneira de aprimorar a experiência de compra que a sua loja oferece.
Nesse conteúdo você pôde compreender a importância do pós-venda para a fidelização do consumidor. Mas tem outra dica muito relevante nesse aspecto!
O ponto comercial também colabora para o cliente voltar a comprar na sua loja. Para isso, é preciso que ele ofereça condições favoráveis para as compras, como:
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