16/01/2024 por Best Center
6 min
Conhecer as tendências do varejo é fundamental para destacar sua loja no mercado. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos informações relevantes nesse conteúdo, que devem ser consideradas em seu planejamento estratégico.
Acompanhar o que está em alta traz inúmeras vantagens para as empresas, entre elas, se antecipar às mudanças, sair na frente dos concorrentes e melhorar a experiência do cliente, por exemplo.
Além disso, manter seu negócio alinhado às tendências agrega à credibilidade da sua marca, que transmitirá a imagem de ser relevante e atualizada.
Agora que você já sabe a importância de estar por dentro das novidades, é hora de conferir as principais tendências do varejo para 2024. Boa leitura!
O Relatório Tendências do Varejo 2024, desenvolvido pela Opinion Box, reuniu importantes informações sobre o que deve ser considerado nas estratégias das empresas neste ano. Abaixo, você verá algumas delas, confira!
Primeiramente, precisamos falar sobre a força das lojas físicas. Afinal, mesmo em meio ao crescimento das compras online, elas se mantêm relevantes.
De acordo com o relatório, 2 em cada 3 consumidores fizeram compras em lojas físicas no último ano.
Mas, afinal, o que leva as pessoas a comprarem em lojas físicas? As respostas são muitas, entretanto, podemos destacar três motivos:
Na loja física o consumidor é atendido por uma pessoa real, tem contato com o produto e pode sair com ele em mãos — fatores que fazem a diferença na experiência de compra.
Em contrapartida, os lojistas devem ficar atentos ao que faz as pessoas desistirem de comprar em lojas físicas. Ainda de acordo com o relatório mencionado acima, os principais motivos são:
➜ Preços altos – 77%
➜ Experiência ruim com o atendimento – 64%
➜ Pouca variedade de produtos – 46%
➜ Experiência ruim no espaço físico da loja – 46%
➜ Pouca variedade de meios de pagamento – 28%
➜ Recomendação de amigos ou familiares – 9%
➜ Recomendação de influenciadores digitais – 5%
Omnichannel
Em alguns de nossos conteúdos já mencionamos essa estratégia. Mas a cada ano que passa ela se torna ainda mais importante e, com toda certeza, deve ser considerada entre as tendências do varejo para 2024.
O omnichannel pode ser definido como a conexão entre uma diversidade de canais, em que os consumidores podem migrar de um canal para outro com fluidez, sem que isso afete o processo de compra.
E se você imagina que o omnichannel é algo muito complexo, saiba que ele pode ser implementado em diferentes níveis. Algumas das maneiras mais simples de colocar essa ideia em prática é permitir que o cliente:
Experiências personalizadas
Essa é outra tendência que já comentamos por aqui, mas que nunca deixará de ser significativa para o varejo. Você precisa conhecer profundamente os seus clientes e tratá-los como únicos.
Portanto, construa e nutra um relacionamento genuíno com seus consumidores. Assim, eles lembrarão da sua empresa não apenas como uma fornecedora de produtos, mas como uma parceira também.
Canais de atendimento
Já que o assunto anterior é relacionamento, saiba que é essencial entender as preferências dos seus clientes em relação aos canais de comunicação com a sua empresa.
É por meio desses canais que você poderá fortalecer a conexão com os consumidores e mostrar que a sua empresa não está disponível apenas para vender, como também para dar todo suporte necessário.
O estudo da Opinion Box levantou os canais que as pessoas preferem para se relacionar com as lojas que costumam comprar. Eles também devem ser considerados entre as tendências do varejo para 2024.
Uso de tecnologias
Sua empresa já deve contar com diferentes tecnologias, mas sempre há uma forma de inovar e alcançar melhores resultados.
Entre as tendências do varejo para 2024, podemos destacar algumas tecnologias que já vêm colaborando com diferentes empresas, são elas:
IA e análise de dados
Como já falamos nesse conteúdo, os consumidores estão em busca de experiências de compra personalizadas. Nesse sentido, a Inteligência Artificial tem colaborado para as empresas compreenderem o comportamento dos clientes e desenvolverem estratégias mais assertivas.
Com a coleta e análise dos dados, os lojistas conseguem identificar padrões de compra, preferências, pontos de melhorias e diversas outras informações úteis para o aprimoramento dos processos.
Uma boa notícia é que, segundo o estudo 2024 Consumer Trends Report, realizado pela Qualtrics, 48% dos consumidores já estão confortáveis em interagir com as inteligências artificiais das marcas.
Sustentabilidade
Atualmente, as pessoas têm se mostrado muito mais abertas ao consumo consciente e, com isso, buscado novos hábitos. De acordo com o estudo da First Insight, 62% das pessoas entrevistadas têm tomado mais decisões de compra com base em práticas sustentáveis de varejo.
Essa é uma das tendências do varejo que as marcas devem olhar com atenção, mas é importante saber que o preço dos produtos sustentáveis é a principal barreira para escolhas mais conscientes. Por isso é preciso buscar soluções que conciliam esses dois fatores.
Agora você já está por dentro das principais tendências do varejo para 2024. Mas lembre-se que para se manter atualizado, o Blog da Best é seu melhor parceiro! Por aqui você tem acesso às melhores dicas para implementar em seu negócio.
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