16/08/2022 por Best Center
9 min
Atenta às tendências do varejo, a Best Center reuniu alguns pontos importantes que estão em alta e devem ser considerados pelos lojistas desde já e também para os próximos anos.
Uma palavra que resume bem o atual cenário do varejo é a transformação. Ao longo dos últimos anos, o segmento passou por muitas mudanças e adaptações para atender às necessidades dos consumidores.
O foco na satisfação do cliente sempre foi e continuará sendo indispensável para o varejo. Afinal, todo produto ou serviço tem o propósito de resolver um problema do consumidor e alcançar sua aprovação.
Mas, de que forma se manter relevante para os consumidores em um mercado que se transforma com tanta rapidez? É isso que você verá nos próximos tópicos.
Estudar o comportamento dos consumidores é primordial para compreender o que eles de fato esperam de uma marca. Desse modo, é possível reconhecer padrões e investir em inovações para garantir a satisfação dos clientes.
Confira agora algumas tendências do varejo que podem colaborar com o sucesso do seu negócio:
O nome é diferente, mas essa é uma das tendências do varejo que a Best Center já falou em um outro momento: o omnichannel. A união das palavras “físico” e “digital” deu origem ao termo que representa a integração entre processos online e offline de uma empresa — o figital.
De acordo com o relatório Consumer Insights, realizado pela Kantar, uma organização especializada em dados e consultoria, a busca pela otimização de gastos influenciou o crescimento do omnichannel na maioria dos países da América Latina.
A maior alta aconteceu no Brasil, quando o país registrou um aumento de 20% no número de canais visitados e de 3% na frequência (comparação entre o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2019).
A união das duas modalidades está em alta e representa uma grande vantagem competitiva. Tudo indica que ela permanecerá nos próximos anos e será cada vez mais aprimorada. Porém, é preciso garantir que a integração exista de fato.
O omnichannel deve estar presente em toda a jornada de compra e contemplar os preços, a qualidade dos produtos e o atendimento, todos de forma padrão. Qualquer diferença de um canal para outro será notada pelo cliente e poderá afetar a imagem do negócio.
Oferecer uma solução de qualidade ou um excelente preço atrai o cliente, mas o que faz ele permanecer é a boa experiência de compra que sua empresa oferece. Por isso, cuide de todos os pontos de contato que o consumidor tem com a sua marca.
Uma pesquisa da Zendesk mostrou que 50% dos consumidores no mundo mudarão para um concorrente caso tenham uma experiência ruim com a empresa. No Brasil, esse percentual é ainda maior, 80%.
Seja antes, durante ou depois da compra, é preciso encantar o cliente e aproveitar cada interação para criar um vínculo e nutrir o relacionamento com ele. Assim, é possível garantir que as percepções sejam positivas e também que o cliente retorne e indique sua empresa para outras pessoas.
E muitas marcas já estão atentas a esse ponto. O estudo divulgado pela Track.co revelou que 63,3% das empresas estão preocupadas com a experiência do cliente.
Nos últimos anos, o sistema logístico se revolucionou para atender a grande demanda de compras online. Os processos foram otimizados para que o tempo de entrega, que até então era longo, diminuísse significativamente.
Com isso, a percepção de valor do cliente aumentou, assim como as expectativas em relação à velocidade da entrega. Uma pesquisa realizada pelo Capterra indicou que 73% dos usuários esperam entregas ultrarrápidas para suas compras no comércio eletrônico.
Diante desse contexto, os varejistas devem buscar por sistemas inteligentes que agilizem seus processos internos para garantir que a entrega seja rápida e de qualidade.
É preciso lembrar, também, que faz parte da experiência de entrega fornecer a opção de rastreamento para o consumidor acompanhar sua encomenda e uma comunicação eficiente durante todas as etapas, desde a compra até a chegada do produto.
Todas essas tendências do varejo garantirão que o consumidor se sinta seguro em realizar compras que necessitam de entrega e satisfeito com o serviço oferecido.
A sigla ESG significa environmental, social e governance — em português, meio ambiente, social e governança. Essas três palavras têm o mesmo significado que sustentabilidade, porém, mais voltado para o meio corporativo.
Os termos referem-se à adoção de práticas nessas três esferas e, no caso do varejo, envolve toda a cadeia do negócio, desde os fornecedores até os consumidores que, hoje em dia, se preocupam mais com a responsabilidade das marcas.
Se antes a preocupação do consumidor era com o preço e a qualidade do que é ofertado, atualmente, outros fatores como propósito, valores, transparência e posicionamento também são considerados.
Conforme um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% das empresas brasileiras têm o tema de ESG como prioridade em suas agendas corporativas.
Colocar essas práticas nas ações da empresa cria uma importante conexão entre cliente e marca, fator que influencia na fidelização do cliente e é extremamente importante para o varejo. Essa, com certeza, é uma das mais significantes tendências do varejo.
As redes sociais estão presentes na vida de mais de 150 milhões de pessoas no Brasil e se tornaram uma potente ferramenta de divulgação para os varejistas. Por isso, as empresas estão investindo consideravelmente nesse meio.
Parcerias com influenciadores digitais, marketing de conteúdo e mídia paga são algumas das táticas usadas nas redes sociais que trazem bons resultados para as lojas e estão entre as tendências do varejo.
Os dados de uma pesquisa realizada pela All in em parceria com a Opinion Box mostram que 87% dos consumidores fazem compras online e 75% deles usam as redes sociais para buscar produtos.
Elas também colaboram para que as marcas se conectem com seus clientes e permite uma troca em que o consumidor fornece feedbacks e influencia outras pessoas, enquanto as marcas se beneficiam desse retorno para aprimorar suas estratégias.
Uma pesquisa feita pela Nielsen indicou que 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outro tipo de marketing.
Esse é o já conhecido marketing boca a boca, que nos dias de hoje está muito voltado às redes sociais, como mencionado no tópico anterior.
O alto alcance das redes sociais faz com que os comentários feitos sobre determinados produtos ou serviços impactem positiva ou negativamente outras pessoas com muito mais intensidade.
Mas, fora do digital, em conversas com amigos ou familiares, os clientes continuam exercendo o poder de influência e ainda impactam consideravelmente nas decisões de terceiros.
Portanto, o lojista precisa estar atento à qualidade do produto e do atendimento e também manter um bom relacionamento para que seus consumidores sempre tenham algo bom a falar sobre a empresa.
A pesquisa tem um lugar de destaque na jornada de compra do consumidor desde sempre. E a tecnologia tornou essa etapa muito mais prática. Com o auxílio de buscadores, o cliente tem acesso a muitas opções antes de efetivar uma compra.
De acordo com um levantamento da Math Ads, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra. E 80% dos usuários que têm smartphone o utilizam para decidir sobre a compra enquanto estão em uma loja.
Com as facilidades da internet, a pesquisa se tornou mais prática e efetiva no processo de decisão. O consumidor tem a possibilidade de avaliar diversos aspectos antes de escolher um produto ou serviço.
É possível comparar preços, características, formas de pagamento, avaliações de quem já comprou e até mesmo o posicionamento das marcas antes de se decidir. Dessa forma, as chances de o produto agradar, são muito maiores.
Por isso, o lojista deve se atentar ao posicionamento digital e fornecer aos clientes todas as informações que eles precisam ao realizarem suas pesquisas.
Atualmente, o consumidor busca por personalização. Não somente pelo desejo de exclusividade, mas também para que os produtos e serviços se adequem às suas necessidades.
De acordo com uma pesquisa da Dassault Systèmes, 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas.
O estudo também indicou que os consumidores estão dispostos a pagar em média até 25,3% a mais pela customização.
Outro ponto essencial é o atendimento personalizado, que faz toda a diferença na fidelização, já que o cliente percebe maior valor na marca e aumenta a satisfação em relação a ela.
Essa também é uma das tendências do varejo que trazem grandes benefícios para a marca e o cliente, portanto, deve-se investir nessa possibilidade.
Um aspecto importante que deve ser considerado ao posicionar sua loja de varejo no mercado é o geomarketing.
Esse estudo fornece importantes informações relacionadas à localização e a forma como ela impacta nos resultados de um negócio.
Para entender melhor esse tema, acesse o e-book gratuito que a Best Center desenvolveu.