Tendências para o varejo brasileiro em 2025

09/12/2024 por Best Center

6 min

O início de um ano traz grandes oportunidades para os empreendedores que atuam no varejo brasileiro destacarem suas lojas. Para aproveitá-las, é importante saber quais as tendências que vão ditar o mercado.

Neste conteúdo, reunimos algumas dicas para você ficar por dentro do cenário previsto para o varejo em 2025 e elaborar estratégias coerentes com o que os consumidores esperam.

O varejo brasileiro deve estar focado na experiência do cliente

Todas as tendências para o varejo brasileiro que serão apresentadas aqui têm ligação direta com a experiência do cliente — um aspecto primordial para o sucesso do negócio, e que sempre fazemos questão de ressaltar em nossos conteúdos.

Valorizar e priorizar os consumidores é a melhor forma de construir relacionamentos duradouros. As empresas que se preocupam com isso fidelizam seus clientes e incentivam que eles promovam e defendam a marca.

“É nosso trabalho, todos os dias, tornar cada aspecto importante da experiência do cliente um pouco melhor.” - Jeff Bezos.

Conheça 8 tendências do varejo para 2025 e  deixe sua loja pronta para oferecer a melhor experiência de compra aos consumidores:

  1. Uso de dados

Os dados são um valioso ativo para todos os segmentos, e no varejo brasileiro podem trazer grandes vantagens ao embasar decisões e torná-las mais inteligentes. Com eles é possível aumentar a assertividade em diversos processos, como:

➜ Conhecer profundamente os clientes ao obter informações relevantes, como suas preferências e hábitos de compra.

➜ Analisar as vendas anteriores para prever a demanda e otimizar a gestão de estoque.

➜ Identificar gargalos nos processos e corrigi-los antes que se tornem um grande problema.

➜ Definir preços mais competitivos e rentáveis para cada produto ou serviço.

  1. Inteligência Artificial (IA)

Combinada aos dados, a IA traz importantes vantagens competitivas para os lojistas que atuam no varejo brasileiro. Além de poder ser aplicada nas demandas mencionadas acima, a inteligência artificial é usada para outras atividades, como:

➜ Propor uma jornada de compra alinhada às necessidades de cada cliente, o que a torna mais fluida e agradável.

➜ Responder aos clientes por meio de chatbots de forma mais assertiva, já que a IA consegue compreender com profundidade o texto escrito pelo usuário.

➜ Realizar recomendações para os clientes com base na análise do seu comportamento de compra.

➜ Analisar transações e identificar sinais de possíveis fraudes com muita rapidez, de forma que mais problemas possam ser evitados.

  1. Programas de fidelidade

Essa é uma estratégia muito usada, que se renovou e hoje traz ainda mais benefícios para os lojistas. O estudo CX Trends 2024, elaborado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, indica que 84% dos consumidores participam de programas de fidelidade de empresas ou marcas, mesmo que de vez em quando.

Os programas de fidelidade são importantes para reter clientes, aumentar a frequência de compra e melhorar o ticket médio. Mas, além disso, são fundamentais para alimentar a base de dados e viabilizar a personalização de ofertas para cada consumidor.

Por meio do uso da gamificação, que consiste na utilização de elementos de jogos na vida real, a participação nesse tipo de programa se torna mais empolgante e engajadora.

76% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar de empresas ou marcas que oferecem programas de fidelidade. Fonte: CX Trends 2024

  1. Omnicanalidade

Já falamos sobre omnichannel por aqui, mas o fato é que a cada ano que passa essa estratégia deixa de ser um diferencial e se torna uma necessidade para o varejo brasileiro.

De acordo com a Harvard Business Review, estratégias omnichannel podem aumentar as taxas de retenção de clientes em até 89%.

Isso porque os consumidores desejam iniciar uma conversa em um canal e transitar por outros sem que seja necessário começar um novo diálogo.

É fundamental garantir que a transição pelos canais seja fluida, sem que o cliente note qualquer tipo de interrupção.

  1. Comunidades de marca

Mais do que consumidores, é importante ter uma comunidade que se identifique não somente com o que sua loja vende, mas, principalmente, com os valores e o propósito da sua empresa. Essa é uma das tendências para o varejo brasileiro que, com certeza, devem estar no radar dos empreendedores. 

Os clientes querem se conectar verdadeiramente com o que consomem e terem a sensação de pertencimento. Por isso, criar uma comunidade em torno da sua marca é uma oportunidade de aumentar o engajamento das pessoas com a sua empresa.

  1. Consumo consciente

De acordo com a pesquisa da OLX, feita em parceria com a MindMiners, 88% dos entrevistados preferem marcas sustentáveis para consumir e 49% deles já deixaram de comprar um item de alguma marca por considerar que ela não apoia a sustentabilidade.

Ao investir em práticas sustentáveis, os lojistas contribuem para a preservação do meio ambiente e ainda promovem um impacto positivo na imagem da marca, o que atrai consumidores conscientes.

  1. Meios de pagamento

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), as compras com cartões de crédito, débito e pré-pago devem superar R$ 4 trilhões em 2024. Para 2025, espera-se que esse crescimento continue.

O Pix tem se tornado um importante aliado dos consumidores devido à sua praticidade. Conforme estimativa da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), esse meio de pagamento deve totalizar 44% do valor total de transações online no próximo ano.

Carteiras digitais, pagamentos por aproximação (contactless) e criptomoedas também estão entre as tendências de pagamento para 2025.

  1. Novo formato para lojas físicas

O relatório da EY Future Consumer mostrou que 57% dos consumidores preferem fazer compras presencialmente para ver, tocar e sentir os produtos antes de adquiri-los, o que reforça o poder das lojas físicas no processo de compra.

Nesse contexto, as lojas temporárias, também conhecidas como pop-up stores, se mostram como uma grande tendência para o varejo brasileiro. Esse formato de loja é aberto em um local físico com a intenção de promover produtos, testar novos mercados ou gerar buzz para uma marca, por exemplo.

As pop-up stores colaboram em diversos aspectos, desde aumentar a visibilidade da marca até a possibilidade de testar novos produtos e mercados. Com elas, a empresa ainda tem a oportunidade de promover uma experiência de compra marcante para o consumidor.

Loja contêiner da CVC

O pensamento do empreendedor deve ser — sempre — estratégico

Agora que você já está por dentro das principais tendências para o varejo brasileiro em 2025, que tal ler um e-book completo sobre a influência da localização no sucesso de uma loja?

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