14/02/2023 por Best Center
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A jornada de compra é o caminho que o potencial cliente percorre desde o momento em que entende que tem uma necessidade até a concretização da compra do produto ou serviço que solucionará seu problema.
Compreender as etapas desse percurso é fundamental para o varejo, pois permite que o lojista consiga identificar em que estágio cada consumidor está e oferecer a informação certa no momento adequado. Assim, é possível elaborar estratégias efetivas e proporcionar uma experiência de compra satisfatória.
A abordagem de um cliente que não conhece a marca deve ser diferente da utilizada para interagir com aquele que já se relaciona com a empresa. E se você ainda não sabe como distinguir as fases desse processo, a Best Center te explica isso e muito mais!
Com tantas vantagens assim, é impossível não querer implementar uma estratégia focada na jornada de compra, não é mesmo? O primeiro passo é conhecer as diferentes etapas desse processo. Veja quais são elas:
Nessa primeira etapa da jornada de compra o cliente ainda não reconheceu que tem um problema e também não sabe que precisa de um determinado produto ou serviço para solucioná-lo.
Como ele ainda está no processo de entender sua necessidade e descobrir que há uma solução para ela, esse é o melhor momento para ajudá-lo a compreender que realmente precisa de algo.
Isso pode ser feito por meio de estratégias de inbound marketing, que consiste em atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante, usando e-mails, redes sociais e criando conteúdos para blog, assim como este.
A partir da segunda etapa, o consumidor começa a ter consciência sobre o problema. Cabe a sua empresa torná-lo ainda mais claro e mostrar que essa necessidade precisa ser resolvida.
Nessa fase, o conteúdo de valor continua sendo muito importante para nutrir o relacionamento com o cliente e guiá-lo ao longo das próximas etapas da jornada de compra.
Dessa forma, sua empresa transmitirá confiança, já que será responsável por mostrar tanto a dor quanto o remédio. Lembre-se que essa etapa é decisiva para que o consumidor defina se dará prosseguimento à aquisição da solução.
Nesse momento, o cliente já está convencido de que tem um problema e precisa resolvê-lo. É nessa etapa da jornada de compra que o consumidor começa a analisar as opções disponíveis para atender sua demanda.
Portanto, sua empresa deve adotar uma estratégia de venda um pouco mais incisiva, com o objetivo de convencer que o seu produto ou serviço é a opção mais adequada para o que o consumidor precisa.
Se a sua empresa esteve presente nas etapas anteriores, a chance de o cliente optar por ela é bem maior, já que uma relação de confiança foi estabelecida. Aproveite para mostrar detalhes da solução e destaque os diferenciais.
A última etapa é marcada pelo momento em que o cliente decidirá qual produto ou serviço é mais adequado para suprir suas necessidades e então concretizará a compra em um determinada empresa.
É comum que surjam alguns obstáculos nessa fase, como o preço e as condições de pagamento, por isso, busque constatar quais são as possíveis objeções e ofereça possibilidades para que o cliente não decline da compra.
Não se esqueça que, apesar dessa ser a última etapa da jornada de compra, não significa que o relacionamento com o cliente termina aqui. Dessa forma, cuide para que o pós-venda seja eficiente e busque a fidelização do consumidor.
A jornada de compra possibilita que o lojista tenha muito mais assertividade em suas estratégias. Isso porque, ao compreender as etapas mencionadas acima, as ações tendem a ser melhor direcionadas.
Entenda quais pontos devem ser observados ao construir a jornada de compra para sua loja:
O empreendedor deve estar sempre em busca de novas e melhores formas de fazer algo. Por isso, se você gostou desse conteúdo, a Best Center indica a leitura de outro material que te proporcionará importantes insights.
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