23/09/2022 por Best Center
6 min
Certamente você já percebeu que em determinadas épocas do ano o comércio fica mais agitado. Isso porque as lojas aproveitam as datas sazonais para atrair mais clientes por meio de campanhas, promoções e ofertas, por exemplo.
As datas sazonais são importantíssimas para o varejo, visto que proporcionam maior volume de vendas, criam vínculos com os clientes e ainda fortalecem a imagem da marca.
Aproveitar as datas sazonais representa uma clara oportunidade de negócio que resultará em maior engajamento e conversão em vendas.
O ponto de partida de qualquer ação em uma empresa é o planejamento estratégico. Ele torna mais claro as etapas do processo e o que deve ser executado para alcançar os resultados esperados.
É importante lembrar que tudo deve ser planejado com antecedência para viabilizar a realização das ações. Para te ajudar, a Best Center listou os pontos importantes que devem ser considerados. Confira:
Para propor algo que seja realmente relevante para o seu público, é preciso conhecê-lo muito bem. Portanto, reúna o maior número de informações possíveis sobre ele. Isso inclui, gênero, faixa etária, profissão, renda, preferências, etc.
Após entender as características predominantes do seu público-alvo, liste as datas sazonais que se adéquam ao perfil dos consumidores e ao posicionamento de sua marca. Lembre-se de considerar as datas gerais e aquelas mais segmentadas.
Para se destacar entre os concorrentes, considere oferecer benefícios para os seus consumidores, como preços promocionais, brindes, programas de fidelidade, kits especiais e cupons de desconto, por exemplo.
Para que as vendas sejam um sucesso, seus clientes precisam saber com antecedência sobre as ações que acontecerão em determinada data. Por isso, invista em comunicação tanto no ponto de venda quanto no meio online.
Como falamos no tópico anterior, a divulgação é importante para que os resultados sejam positivos. Nesse sentido, as redes sociais representam um importante meio de comunicação para informar seus clientes sobre as futuras ações.
Identifique quais os produtos mais procurados e garanta que a quantidade é suficiente para suprir a demanda. Com uma gestão de estoque eficiente é possível, também, negociar melhores preços com fornecedores.
Verifique quais produtos têm conexão com as datas sazonais que serão utilizadas. No Dia das Crianças, por exemplo, o foco deve estar no público infantil. Já no Dia dos Namorados, deve-se considerar produtos que tenham a ver com casais.
A experiência do cliente é o caminho para conquistar seus consumidores. Por isso, pense em cada detalhe para criar um vínculo com o cliente e garantir que ele tenha uma boa percepção da sua loja e, com isso, volte mais vezes.
Agora que você já compreendeu a importância de investir em datas sazonais e conheceu as estratégias que podem te ajudar nesse processo, é hora de saber quais datas são importantes para o varejo.
Mas, é importante lembrar do segundo tópico, que fala sobre a importância de mapear as datas sazonais coerentes.
Portanto, verifique aquelas que se adéquam ao perfil dos seus consumidores e ao posicionamento de sua marca.
É uma das festas mais tradicionais do país. Uma data marcada pela alegria contagiante dos brasileiros e, por isso, permite a identificação por parte do público.
Essa data tem grande relevância na sociedade, sendo assim, é um bom momento para sua marca se posicionar a favor das causas defendidas pelas mulheres.
Nesse dia, é fundamental valorizar os consumidores e reafirmar o compromisso da sua empresa com eles.
Trata-se de uma celebração tradicional do cristianismo, porém, tem grande apelo comercial atrelado ao segmento de alimentos, principalmente de chocolates.
Essa data está intimamente vinculada às emoções dos clientes, que vão às compras para presentear suas mães.
É uma data que está muito ligada à cultura nacional e por isso pode ser aproveitada para criar afinidade com os consumidores.
Essa data foi criada no Brasil justamente para movimentar o comércio. É o momento em que os casais vão em busca de presentes para seus parceiros.
Assim como o Dia das Mães, é uma data afetiva em que as pessoas vão às compras para presentear seus pais.
Tal como o Dia do Consumidor, essa data deve ser aproveitada para estreitar o relacionamento com os clientes.
Essa data é focada no público infantil. Nesse dia, as crianças ganham presentes de toda a família, desde brinquedos até às roupas, por exemplo.
Apesar de ser uma festa tradicional dos Estados Unidos, no Brasil, essa data se tornou uma possibilidade para as lojas se destacarem.
Na última semana do mês de novembro os clientes pensam apenas em uma coisa: pagar menos! Por isso, é uma boa oportunidade de propor ofertas.
O fim do ano é marcado pelo espírito natalino que une familiares e amigos nessa data especial em que todos têm o costume de se presentearem.
E não se esqueça da Copa do Mundo 2022! O futebol, além de ter a incrível capacidade de unir as torcidas, também movimenta o comércio.
Esperamos que esse conteúdo seja muito útil para o seu planejamento. Com todas essas informações em mãos, é hora de se preparar para atrair mais clientes para sua loja e potencializar suas vendas.
Você sabia que a localização influencia em seus resultados? Se você busca melhorar o volume de vendas e destacar sua marca, saiba que o local do seu estabelecimento tem tudo a ver com isso.
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