07/10/2022 por Best Center
5 min
O varejo omnichannel chegou para unir o físico com o digital e trazer grandes vantagens para lojistas e consumidores. Essa estratégia visa integrar os canais de vendas e comunicação de um comércio, de forma que eles funcionem de maneira conjunta e sincronizada.
Um dos fatores que influenciaram no crescimento do varejo omnichannel é o fato de que os consumidores estão usando as tecnologias com mais frequência, principalmente para realizar compras.
A busca pela otimização de gastos também colaborou na disseminação dessa estratégia. De acordo com o relatório Consumer Insights, o consumo omnichannel cresceu 20% no Brasil no primeiro semestre de 2022.
Para oferecer soluções alinhadas às mudanças do comportamento do consumidor — que é conectado, busca agilidade e realiza pesquisa de preços antes de comprar — é importante eliminar as barreiras que existem entre os meios nos quais a empresa está presente.
Com o omnichannel, lojas físicas, virtuais, aplicativos e redes sociais passam a estar conectados para oferecer uma melhor experiência ao cliente ao longo de toda a jornada de compra.
O dado apresentado acima ressalta apenas um dos motivos para que as empresas estejam presentes no meio online. Se uma loja física não considera o ambiente digital em sua estratégia, ela não estará no radar dos clientes que pesquisam na internet antes de efetuar suas compras em lojas físicas.
Ainda nesse conteúdo você verá outros motivos para investir nessa estratégia, continue a leitura.
É preciso ressaltar que multicanal e omnichannel não são sinônimos. Enquanto o multicanal se refere às diferentes formas de contato, divulgação e venda que uma loja disponibiliza, o omnichannel deve considerar a integração e padronização desses múltiplos canais, de forma que não haja concorrência entre eles.
Quando uma empresa tem diferentes pontos de venda, como loja física e e-commerce, mas não considera omnichannel, além de gerar competição entre os meios, pode causar uma frustração no cliente.
Por exemplo, considere que esses dois meios têm preços, formas e condições de pagamento, disponibilidade e prazos de entrega diferentes. Se o consumidor viu um produto online e decidiu ir até a loja para efetuar a compra, poderá ficar insatisfeito com essas diferenças e a empresa perderá uma oportunidade de negócio.
A pesquisa “Carat Insights – Projeções para o varejo omnichannel 2022” traz informações muito relevantes para quem considera empregar essa estratégia — e também para aqueles que ainda não se convenceram. Confira alguns dados importantes:
Como mencionado no início desse conteúdo, o varejo omnichannel traz grandes vantagens tanto para os lojistas quanto para os consumidores. Isso porque agrega a experiência do cliente e potencializa as vendas da empresa.
Conheça melhor todos esses benefícios:
A integração dos meios fornece ao consumidor a possibilidade de realizar suas compras na loja de sua preferência da forma como achar mais vantajoso.
Se o atendimento é padronizado em todos os pontos de contato, o cliente se sente mais satisfeito e a tendência é que volte a comprar sempre.
Com diferentes pontos de venda interligados, o lojista consegue criar estratégias de venda mais eficientes.
Ao utilizar ferramentas tecnológicas é possível coletar dados que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de captação.
Com todos meios interligados a empresa consegue estabelecer uma comunicação personalizada com os clientes e saber em que etapa do funil eles se encontram.
Agora que você já percebeu que as vantagens do varejo omnichannel são muito interessantes, deve estar curioso para saber como adotar essa estratégia. Por isso, aqui vão algumas dicas:
Saiba quais são seus interesses, desejos, motivações e as plataformas em que eles tendem a interagir com a sua marca.
Certifique-se que os canais utilizados estão padronizados, isso inclui preços, formas e condições de pagamento, disponibilidade e prazos de entrega.
O cliente deve ter a mesma qualidade de atendimento em todos os pontos de contato que a marca oferece, por isso a equipe deve estar bem alinhada.
Uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente é essencial para colaborar com as estratégias que consideram diferentes canais.
Utilize o conceito de prateleira infinita — que integra o estoque da loja física com o da loja virtual — para não perder vendas por falta de produto.
Permita que o consumidor possa comprar online e retirar presencialmente ou comprar presencialmente e receber o produto em casa.
Com todas essas informações sobre o varejo omnichannel, você já pode potencializar suas vendas com essa estratégia. Mas lembre-se que sua loja física sempre será um ponto de contato valioso com o cliente.
Portanto, a escolha da localização deve ser feita de maneira estratégica, pois impactará diretamente nos resultados do negócio.É por isso que a Best Center acredita no poder do geomarketing para indicar as melhores oportunidades de negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto e entender se sua loja está bem localizada, baixe o e-book: