01/12/2022 por Best Center
5 min
Datas comemorativas representam uma grande oportunidade para varejistas aumentarem suas vendas e uma das mais esperadas está bem próxima. As vendas de Natal costumam aquecer o comércio brasileiro, e assim também deve ser neste ano — ainda que de maneira modesta.
De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a expectativa é de aumento de 2,1% nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período em 2021.
Esse é um número muito positivo se considerado o fato de que o Natal apresentou retração nos últimos dois anos, dado que leva em conta a inflação.
Outra informação da CNC que reforça as boas expectativas é que o comércio brasileiro deve abrir mais de 109 mil vagas temporárias durante o Natal de 2022. Se isso realmente acontecer, será a maior oferta de trabalho desta época desde 2013.
Vale reforçar ainda que o setor já estava com projeções positivas ao levar em conta que, além do Natal, o fim deste ano também inclui a Copa do Mundo. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa do varejo é de aumento de até 12% nas vendas no segundo semestre deste ano.
Para aproveitar esse cenário, é preciso que os varejistas estejam com suas operações preparadas para chamar atenção do público e oferecer o que ele espera. É sobre isso que falaremos a seguir.
Nessa altura, acreditamos que você já esteja com tudo preparado para receber os clientes durante este importante período, mas vale a pena conferir as dicas abaixo e checar se ainda pode ajustar algo, para oferecer a melhor experiência de compra.
Para facilitar esse processo, trouxemos uma lista com oito itens que podem ajudar seu negócio a ter um bom proveito do Natal e expandir suas vendas.
A vitrine é o cartão de visitas da sua loja. Então, aproveite o espaço para destacar ofertas e deixar claro ao público que seu negócio está em “clima de natal”. Uma decoração diferenciada para a época já pode atrair olhares.
Essa é uma dica válida o tempo todo, mas é essencial relembrá-la: seja estratégico até na hora de posicionar os produtos. Você deve, por exemplo, deixar em locais próximos itens que costumam ser comprados juntos.
As opções perto dos caixas também precisam ser analisadas para conter produtos baratos e/ou essenciais, o que pode aumentar a chance de venda.
Durante as vendas de Natal, o cuidado com o estoque pode ser ainda mais importante do que em outros momentos. Lembre-se de conferir quais produtos que sua loja oferece têm maior saída nessa época e prepare-se, mas sem exagerar. Saber equilibrar é um grande diferencial para não sair no prejuízo.
Uma das principais dicas para que lojistas aproveitem datas sazonais é oferecer vantagens ao consumidor. E em comemorações como o Natal, é comum que as pessoas já esperem por algum tipo de promoção na hora da compra.
Você pode pensar em descontos progressivos, combos de produtos, brindes, entre outras diversas opções que podem fazer com que um cliente prefira comprar na sua loja.
Mesmo que no fim de ano muitas pessoas recebam o 13º salário e preparem-se para gastar com presentes, elas irão em busca de condições de pagamento que permitam que as compras sejam feitas de forma mais tranquila — afinal, ainda estão em recuperação após a crise causada pela pandemia.
Oferecer embalagens para presente pode ser uma forma de aumentar o ticket médio da venda, além de ser, principalmente, um facilitador para o consumidor. Sair da loja com o produto pronto para entregar economiza tempo dos clientes e, por isso, é algo bem-visto por eles.
Acabamos de citar a busca por praticidade e, com a correria do dia a dia, muitas pessoas têm optado pela compra de cartões presente. Essa é uma tendência que já foi apontada na Páscoa e no Dia dos Namorados deste ano, e deve seguir forte nas vendas de Natal.
É fato que lojistas, de forma geral, estarão de olho em maneiras de atrair olhares dos consumidores e, por isso, diversos dos pontos acima citados serão adotados.
Nesse contexto, garantir um atendimento bem-feito mesmo em dias de grande movimento pode ser um grande diferencial, que fará o cliente optar por sua loja pela experiência que ela oferece.
Para garantir esse atendimento impecável, pode ser necessário realizar treinamentos com a equipe. Ainda dá tempo de realizar um alinhamento sobre esse assunto com seus colaboradores.
Para garantir um crescimento consistente, é preciso pensar além das vendas e frequentemente ir em busca de melhores ações para seu negócio. Por isso, trouxemos mais uma importante dica: você sabia que existe uma relação direta entre a localização da sua loja e os resultados que ela obtém?
Essa é uma das informações valiosas relacionadas ao geomarketing, uma estratégia de negócio que considera a localização geográfica para a criação de novas oportunidades, o que pode impactar até na seleção do mix de produtos oferecido.
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