Saiba como potencializar as vendas para o Dia dos Namorados 2024

15/05/2024 por Best Center

4 min

O Dia dos Namorados 2024 vem aí e traz para os lojistas a oportunidade de aumentarem suas vendas. Entretanto, para alcançar melhores resultados em datas sazonais, é importante deixar sua loja preparada.

Separamos algumas dicas importantes que vão te auxiliar nesse processo e deixar o seu negócio pronto para essa data que movimenta o varejo. Boa leitura!

A origem da data

Em vários países do mundo, o dia mais romântico do ano é conhecido como Valentine’s Day — em português, Dia de São Valentim — e comemorado no dia 14 de fevereiro.

O Dia dos Namorados no Brasil surgiu como uma estratégia de vendas

Já no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho e a origem da data está diretamente ligada a uma estratégia de vendas criada em 1949 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo.

A ideia surgiu quando Doria, que era dono de uma agência, foi contratado por uma loja para melhorar o resultado das vendas do mês de junho.

O mês, que até então era marcado pelo desaquecimento das vendas, foi escolhido para receber essa comemoração. Já a escolha do dia 12 deve-se ao fato de ser a véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

9 dicas para potencializar as vendas no Dia dos Namorados 2024

Para conquistar os seus clientes e multiplicar as vendas para o Dia dos Namorados 2024, é importante estar atento a alguns pontos. Reunimos as principais dicas para você implementar em seu negócio. Confira:

  1. Analise as vendas do ano anterior 

Inicialmente, é importante entender o que deu certo e errado no mesmo período do ano anterior.

Analisar as vendas passadas traz uma visão valiosa sobre o negócio e gera insights para serem aplicados em estratégias que serão elaboradas para o Dia dos Namorados 2024.

Conheça o poder da análise de dados na evolução do varejo
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  1. Prepare seu estoque

Identifique os produtos mais procurados nessa época do ano e prepare sua loja para a demanda. 

Esse processo é importante para garantir que os clientes encontrem o que buscam em sua loja e evitar frustrações com a falta de itens.

  1. Decore a sua loja 

Para os seus clientes entrarem no clima do Dia dos Namorados 2024, é interessante criar um ambiente romântico e acolhedor.

Invista em decorações temáticas para chamar a atenção, inspirar as pessoas e incentivar o desejo delas comprarem em sua loja.

  1. Tenha uma comunicação visual temática

Seja no online ou no offline, a comunicação visual faz toda a diferença para inserir o público na atmosfera da data. Cores como rosa e vermelho são bem tradicionais nessa época do ano, assim como o uso de corações e flores. 

Dessa forma, os consumidores identificarão com maior facilidade que a sua loja tem produtos específicos para o Dia dos Namorados 2024.

  1. Faça promoções e descontos

Ações especiais são ferramentas que colaboram para conquistar novos clientes e fidelizar os que já compraram na loja.

Isso inclui promoções e descontos em produtos específicos, assim como brindes, e condições especiais para os clientes.

O up-sell e cross-sell podem colaborar com suas vendas para o Dia dos Namorados
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  1. Crie kits de produtos

Os kits de produtos atendem a diferentes gostos, por isso são a opção ideal para quem está indeciso sobre o que dar de presente para o parceiro no Dia dos Namorados 2024 ou costuma comprar de última hora.

Os kits podem incluir os itens mais procurados na data, como chocolates, flores, cartões e produtos de beleza.

  1. Ofereça produtos personalizados

A personalização torna o presente único e ainda mais especial. E o lojista pode oferecer essa opção de diferentes maneiras.

Alguns produtos que podem ser personalizados são canecas, capas de celular, quadros e almofadas, por exemplo.

  1. Garanta que a experiência de compra seja agradável

O Dia dos Namorados está diretamente ligado à emoção e, por isso, fica marcado nas pessoas que presenteiam e são presenteadas na data. Portanto, garanta que a experiência do cliente seja marcante.

Fique atento a todos os pontos de contato que o cliente tem com a sua marca ao longo da jornada de compra e garanta que ele se sinta bem em todas as etapas.

  1. Monitore os resultados para usá-los no próximo ano

Esse ponto está ligado à primeira dica que trouxemos neste conteúdo, afinal, entender o desempenho das estratégias para o Dia dos Namorados 2024 ajudará a elaborar o plano de ação do próximo ano.

Portanto, colete e armazene os dados das vendas deste ano para que ele sirva de base para planejamentos futuros.

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